Internacional Titulo
Grupo invade igreja e mata 18 no Paquistão
Do Diário OnLine
28/10/2001 | 19:34
Compartilhar notícia


Pelo menos 18 pessoas morreram neste domingo em um atentado contra uma igreja e outras três pessoas na explosão de uma bomba num ônibus, no dia mais sangrento e violento no Paquistão desde o começo dos bombardeios americanos contra o vizinho Afeganistão.

Pela manhã, por volta das 9h locais, três homens armados dispararam contra os fiéis que assistiam missa na igreja católica de São Domingos de Bahawalpur, leste do Paquistão.

Doze pessoas morreram na hora e outras seis, no hospital, informou o porta-voz. Testemunhas contaram que os três homens entraram na igreja antes do fim da missa e atiraram contra os fiéis com kalashnikovs. Cento e cinqüenta fiéis se preparavam para deixar o templo quando foram ouvidos os primeiros disparos, disse Azhar Rashid, porta-voz da igreja que administra os assuntos religiosos da província de Punjab.

Entre as vítimas estão o padre Emmanuel Mamih e o policial Mohammad Salim, que vigiava a igreja de São Domingos, freqüentada por católicos e protestantes. Muitas vítimas eram protestantes, pois devido a uma recente mudança de horário era a sua vez de ocupar a igreja, explicou Anna Bajshi, madre superiora do convento de Bahawalpur.

O clima de tensão entre a população e a pequena comunidade cristã de Bahawalpur não é recente. Em 1988, uma freira americana foi assassinada no jardim de sua casa. Os cristãos do bairro sentem-se ameaçados desde os atentados contra os Estados Unidos e haviam pedido às autoridades que protegessem a entrada da igreja. Um policial passou a ficar de guarda durante as missas, medida que os fiéis consideraram insuficiente.

Os cristãos do Paquistão, que correspondem a 2% da população, não são bem aceitos pela maioria.

O atentado não foi assumido, mas a comunidade cristã apontou como possíveis responsáveis três organizações radicais islâmicas.

O presidente paquistanês, Pervez Musharraf, condenou este "ataque terrorista", cujo objetivo é "criar a divisão no Paquistão, onde cristãos e muçulmanos sempre viveram em paz e respeito mútuo".

No outro extremo do país, em Quetta (sudoeste do Paquistão), pelo menos três pessoas morreram, entre elas dois soldados, e outras 25 ficaram feridas na explosão de uma bomba num ônibus, segundo a polícia. Duas pessoas morreram no ato e uma terceira num hospital para onde foi levada. Nove dos 25 feridos estão em estado grave e a polícia advertiu que o número de vítimas pode aumentar.

A bomba foi colocada na parte do ônibus reservada às mulheres, embora nenhuma mulher estivesse entre as vítimas. A bomba explodiu por volta das 17h locais perto de um mercado de Quetta. "O ônibus foi dividido em dois", declarou uma testemunha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;