Internacional Titulo
General argentino Cabanillas é preso por mortes na ditadura
Da AFP
04/09/2006 | 22:20
Compartilhar notícia


O general argentino da reserva Eduardo Cabanillas foi detido nesta segunda-feira, acusado de cinco homicídios ocorridos na última ditadura (1976/83) no centro clandestino de detenção Automotores Orletti, entre eles o do filho do poeta Juan Gelman, informou uma fonte judicial.

O militar é acusado de vários crimes ocorridos nesse centro de detenção da capital argentina, pelo qual passaram dezenas de militantes argentinos e uruguaios, contrários ao regime.

Os corpos das cinco supostas vítimas de Cabanillas foram encontrados dentro de barris selados, cheios de cal e cimento, que tinham sido lançados no rio Luján, que desemboca no Rio de La Plata.

Marcelo Gelman - filho do escritor argentino Juan Gelman, atualmente radicado no México - foi seqüestrado e assassinado nesse período, assim como a mulher do jovem, María Claudia Irureta Goyena, que foi levada grávida para Montevidéu.

Cabanillas enfrentará ainda acusações por privação ilegal da liberdade e aplicação de torturas a 29 pessoas que permaneceram em Orletti, de acordo com a fonte que pediu para não ser identificada.

A detenção faz parte do "megaprocesso" sobre as gravíssimas violações dos direitos humanos cometidas no âmbito do I Corpo de Exército, reaberto após a derrogação e declaração de nulidade das leis de Obediência Devida e Ponto Final, em 2003.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;