Economia Titulo
UE estima crescimento moderado na zona euro
Da AFP
29/03/2004 | 15:47
Compartilhar notícia


A Comissão Européia espera um crescimento "moderado" na zona euro (países da União Européia, exceto Reino Unido, Suécia e Dinamarca) nos próximos meses, sem expressar especial preocupação com a valorização do euro nem com a alta do petróleo.

Segundo o comissário europeu de Assuntos Econômicos, Pedro Solbes, a recuperação na economia da zona euro, que começou em meados do ano passado, "continuará sendo bastante moderada nos próximos meses".

As próximas previsões de Bruxelas "serão parecidas com as do outono", com expectativa de crescimento de 1,8% para 2004 na zona do euro, afirmou Klaus Regling, diretor-geral de Assuntos Econômicos do executivo europeu.

As boas notícias são que nos últimos meses, pela primeira vez em três anos, aumentaram os investimentos na zona euro e as exportações continuam sendo altas, informou Solbes no informe trimestral sobre a economia da região, publicado nesta segunda-feira.

O dado "menos positivo" é que o consumo das famílias foi "vacilante" devido à inflação e à confiança das empresas e dos consumidores. Além disso, o poder de compra destes continua baixo, afirma o comissário, que no próximo mês assume o cargo de ministro da Economia do novo governo espanhol.

Para o primeiro trimestre deste ano, a Comissão Européia mantém sem alterações sua previsão de crescimento de "entre 0,3% e 0,7%", o que daria uma média de 0,5%. Para o segundo trimestre, espera-se "uma nova aceleração das atividades".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;