Internacional Titulo
Straw recomenda que a França não se oponha aos EUA
Do Diário OnLine
24/04/2003 | 20:07
Compartilhar notícia


O ministro das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Jack Straw, recomendou que a França não se oponha aos Estados Unidos em questões de política internacional. Numa entrevista concedida nesta quinta-feira à TV britânica BBC, Straw observou que a oposição francesa ao belicismo americano pode acarretar conseqüências.

O chanceler britânico afirmou que França e EUA estão comprometidos em manter boas relações. Mas advertiu que há políticos franceses interessados em criar um mundo bipolar, com a França liderando o pólo oposto aos Estados Unidos.

Straw comentou que é compreensível a oposição cultural que a França mantém aos Estados Unidos e recomendou que as discordâncias fiquem concentradas apenas nesse campo. Ainda mais quando existe uma disparidade militar tão grande entre as duas nações conflitantes.

No começo desta semana, o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, advertiu que a França poderá sofrer conseqüências por ter se oposto à guerra ao Iraque. Washington já manteve uma reunião para discutir as posições retaliações contra a França. Straw, na entrevista à BBC, disse que a postura da França não foi entendida pela maioria das pessoas nos Estados Unidos.

Segundo a edição desta quinta-feira do jornal francês Le Figaro, os Estados Unidos estariam estudando uma forma de reduzir o papel da França na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), além de excluir o país europeu dos contratos para a reconstrução do Iraque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;