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Audi A2: tecnologia feita de alumínio
Sueli Osorio
Da Redaçao
12/10/1999 | 15:55
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O Audi A2, apresentado como um projeto futurista no Salao de Frankfurt de 1997, passou a ser realidade. Já à venda na Europa, onde concorre diretamente com o Classe A, o A2 é o primeiro modelo de série no mundo com carroceria inteiramente em alumínio, inaugurando uma nova categoria no segmento dos compactos premium, com produçao estimada de 60 mil unidades por ano.

Graças à tecnologia ASF (Audi Space Frame), a carroceria do A2 é cerca de 20% mais leve do que a convencional, de aço. Vazia, pesa 895 kg, o que significa aproximadamente 150 kg a menos que a de outros modelos de dimensoes similares, o que confere ao carro agilidade e reduçao no consumo.

Com traçao dianteira, câmbio manual de cinco marchas, motor 1.4 de quatro cilindros e 75 cv de potência, o A2 acelera da imobilidade a 100 km/h em 12 segundos e atinge a velocidade máxima de 173 km/h, com consumo médio de 16,4 km/l. O novo carro da Audi também está disponível na Europa com motor turbodiesel de três cilindros e 75 cv de potência, que oferece desempenho similar com o consumo de 23,8 km/l.

O A2 é também o primeiro modelo de série do mundo a incorporar o chamado módulo de serviço. Na parte frontal do capô, a grade convencional foi substituída por uma tampa com abertura interna, que dá acesso à vareta de verificaçao de óleo e aos bocais de complementaçao de óleo e da água do limpador de pára-brisas. Assim, o capô só será aberto quando necessário. Além disso, no A2, os prazos de revisao foram estendidos para 30 mil km ou dois anos.

Apesar das dimensoes reduzidas - 3,82 m de comprimento (o A3, por exemplo, tem 4,15 m) -, o A2 se destaca pelo design inovador, Cx (coeficiente aerodinâmico) de apenas 0,28 e espaço interno amplo e bem-aproveitado. Como o carro é 13 cm mais alto do que os carros convencionais, foi possível o desenvolvimento do chamado space floor concept, em que o piso na parte traseira é mais baixo do que na dianteira, proporcionando, para quem viaja atrás, uma posiçao mais ergonômica.

Além disso, os dois encostos dos bancos traseiros podem ser rebatidos ou tirados, possibilitando o transporte de grandes objetos, como bicicletas. Nessas condiçoes, a capacidade do porta-malas aumenta dos originais 390 litros para 1.085 litros.

Outra novidade do A2 é o teto solar open sky, que se prolonga quase até o vidro traseiro, proporcionando luz e ar fresco.

Como no A8, a estrutura de alumínio do caçula da Audi oferece alto índice de rigidez. A segurança passiva se completa com air bags frontais e laterais de série para motorista e passageiro, além de ser disponível como opcional o sistema sideguard, de proteçao para a cabeça e ombros.




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