Economia Titulo
UE discute economia com representantes dos países da Asia
Do Diário do Grande ABC
25/05/1999 | 12:47
Compartilhar notícia


A Uniao Européia e a Associaçao de Naçoes do Sudeste da Asia (ASEAN) começaram nesta terça-feira as atrasadas conversaçoes sobre a economia, depois de relegar a segundo plano as disputas pela situaçao dos direitos humanos em Mianmar (antiga Birmânia). Delegados dos dois grupos disseram que as discussoes transcorrem normalmente. Os funcionários se reuniram a portas fechadas para debates em subcomitês sobre comércio, cooperaçao econômica e industrial, ciência e tecnologia, e reflorestamento.

"As coisas vao muito bem", disse Emiliano Fossati, diretor da Comissao Européia para o sul e o sudeste da Asia. "Estao tentando ajustar os detalhes técnicos, o que é sensato". Um delegado filipino, que nao quis ter sua identidade revelada, disse que há alguns desacordos nas reunioes dos subcomitês, mas nenhuma insuperável. Funcionários dos dois grupos acreditam que a reuniao permitirá determinar se haverá encontros em nível ministerial no futuro.

A reuniao que finalmente se realiza esta semana foi adiada por mais de um ano por causa da negativa da Uniao Européia de conversar oficialmente com Mianmar, membro da ASEAN. Pesam sançoes sobre o país porque o regime militar reprime os movimentos democrático e viola os direitos humanos.

Foi feito um acordo segundo o qual Mianmar está presente ao encontro, mas sua bandeira nao é hasteada nem seus diplomatas podem participar oficialmente. Podem conversar informalmente com os representantes da UE nos corredores. "Estao aqui, mas nao falam, de modo que nao há problema", disse Michel Caillouet, presidente da delegaçao permanente da Comissao Européia em Bangcoc.

O Camboja e o Laos, os outros dois novos membros da ASEAN, também nao podem participar oficialmente das conversaçoes porque, como Mianmar, ainda nao assinaram acordos bilaterais com os europeus, nos quais se comprometem a respeitar os direitos humanos e a democracia. Apenas os sete membros da ASEAN (Brunei, Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietna) que assinaram tais acordos, podem falar oficialmente.

O comércio entre os dois blocos caiu um terço no ano passado, de um recorde de 85 bilhoes de dólares em 1997. Os dois grupos tentam melhorar sua relaçao comercial. Os maiores mercados da ASEAN sao outros países asiáticos e os Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;