Nacional Titulo
Erro de cálculo facilita pesca predatória no MT
Do Diário do Grande ABC
15/02/2000 | 16:09
Compartilhar notícia


Nos rios do Mato Grosso dezenas de pescadores estao pegando peixes com as maos, dispensando anzóis e redes, e lotando barcos e canoas .

Um erro de cálculo sobre a piracema (período de reproduçao dos peixes) da Fundaçao Estadual do Meio Ambiente (Fema), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da barragem da Usina Hidrelétrica de Manso, no Rio Cuiabá, além da falta de chuvas sao responsáveis pelo fato.

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) estuda a possibilidade de proibir a pesca por um ano. E a Fema promete combater a pesca predatória.

"Vamos intensificar a fiscalizaçao para combater a pesca predatória porque muitos peixes ainda estao em fase de acasalamento e desova", disse o chefe de Fiscalizaçao da Fema, Júlio Reiners.

A facilidade de pegar peixe ocorre porque a pesca está liberada e maioria das espécies está desovando somente agora. Como nao procuram água profundas, tornam-se presas fáceis para os pescadores. A pesca foi liberada dia 1º, depois de três meses de proibiçao.

Temendo a possibilidade de os peixes nao se reproduzirem no rios de Mato Grosso do Sul entre 1º de novembro e 31 de janeiro, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente prorrogou a piracema até o dia 29.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;