Turismo Titulo
Tempo de baleias em Cumuruxatiba
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
16/06/2011 | 07:16
Compartilhar notícia
Divulgação


Os mares da sossegada Cumuruxatiba vão perder a tranquilidade nos próximos meses. Calma, não se trata de tsunami, pororoca tampouco o monstro do Lago Ness. É que entre junho e novembro, as águas desta região do litoral Sul baiano recebem visitantes especiais: as baleias jubarte, que aportam nas praias de Cumuru para se reproduzir, procriar e amamentar filhotes. E o espetáculo é garantido. Neste período, elas nadam bem próximo à superfície e os machos dão saltos para fora d'água a fim de impressionarem as futuras mamães no ritual de acasalamento.

Para conferir cada detalhe do comportamento desses imensos mamíferos, a embarcação Rei Cigano parte todos os dias do distrito e leva o turista para ver as jubarte bem de perto. Um hidrofone (microfone subaquático) é colocado debaixo d'água para se ouvir o canto da espécie. Outra opção é a Cumuru Magical Tour (www.cumurumagicaltour.com.br), agência de turismo receptivo que acaba de adquirir lancha nova, com capacidade para seis pessoas, para passeios em meio às baleias e também até as vizinhas Barra do Cahy, Corumbau, Caraíva e Praia do Espelho.

Mesmo quando as jubarte não estão dispostas a dar o ar da graça, o passeio vale pela paisagem das praias, desertas, de águas mornas e rasas, cercadas de coqueiros, falésias e trechos de Mata Atlântica.

As praias de Japara Mirim, Imbassuaba e Mereira, por exemplo, são um sossego só, assim como a vila, que há 15 anos sequer dispunha de energia elétrica. Foi após a instalação dos primeiros cabos de luz que a pequena vila, de apenas 500 habitantes, passou a receber turistas à procura de sol, praias selvagens e silêncio quase absoluto, tão difícil de quebrar quanto a palavra cumuruxatiba é de se pronunciar. O nome foi dado por índios da tribo Pataxó em alusão ao fenômeno da maré rasante, quando ocorre uma diferença entre as marés alta e baixa.

Para conferir a influência da herança indígena sobre a cultura local, vale visitar a vila em setembro, quando ocorre o Cumuru Festival, evento que reúne gastronomia, artesanato, orquídeas e passeios para avistar baleias, claro.SC900,115

GUIA DE VIAGEM

 

COMO CHEGAR

De avião - A melhor opção é descer em Porto Seguro, a 230 quilômetros de Cumuruxatiba, alugar um carro ou contratar o serviço de traslado da Cumuru Magical Tour - (0xx73) 8833-9448 e www.cumurumagicaltour.com.br.

De carro - Vindo do Sul, acesse a BR-101 (até Teixeira de Freitas) e siga em direção a Alcobaça e Prado. A partir daí, são 32 quilômetros em estrada de terra.

De ônibus - A empresa São Geraldo (www.saogeraldo.com.br) possui ônibus diários partindo das mais diversas cidades do país em direção a Prado.

 

ONDE FICAR

Pousada Cumuruxatiba - www.pousadacumuruxatiba.com

Pousada Clara - www.pousadaclara.com.br

Vereda Tropical - www.pousadaveredatropical.com.br

Pousada Axé - www.pousadaaxe.com.br

 

ONDE COMER

Catamarã - As especialidades são a feijoada e o arroz com polvo. Tel.: (0xx73) 3573-1124.

Gelato Café - O cardápio vai do petit gateau às massas artesanais, passando por sanduíches e requintadas bebidas à base de café. Poucos mas bons vinhos são servidos de uma pequena adega climatizada.

Cores e Sabores - Oferece pratos à base de carnes, peixes e frutos do mar num ambiente descontraído e agradável. Destaque para o camarão com maracujá. Tel.: (0xx73) 3573-1407.

Mama África - Receitas exóticas, à base de bacalhau e de frutos do mar. Também abriga uma exposição permanente de esculturas em madeira assinadas por Val BJ. Tel.: (0xx73) 3573-1319.

Restaurante do Suíço - Anexo à Pousada É, oferece cozinha internacional, adega de vinhos climatizados, 150 variedades de uísque e charutos umidificados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;