Esportes Titulo
Robert Scheidt assume a liderança geral na classe Laser
Do Diário OnLine
Com Agências
17/08/2004 | 20:41
Compartilhar notícia


Robert Scheidt durante regata em Atenas. Foto: AFP Favorito ao ouro em Atenas, Robert Scheidt assumiu nesta terça-feira a liderança da classe Laser nos Jogos Olímpicos. Com uma vitória e um 3º lugar nas regatas três e quatro, realizadas nesta terça, o heptcampeão mundial subiu a 15 pontos perdidos e disparou na frente do belga Philippe Bergmans, o vice-líder, com 32 pontos perdidos. A terceira colocação no geral é ocupada pelo croata Mate Arapov (41).

Após as duas primeiras regatas, Scheidt terminou atrás do austríaco Andreas Geritzer na classificação geral. Mas o desempenho do brasileiro no segundo dia de corridas foi suficiente para colocá-lo à frente dos rivais com uma margem sossegada. "A segunda regata foi ainda mais difícil. Acabou o vento e todo mundo chegou embolado. Foi emocionante", descreveu Robert Scheidt.

Ao todo, 11 regatas serão disputadas no torneio olímpico. Cada velejador terá um resultado para descartar ao final de todas as corridas.

As regatas 3 e 4 deveriam ter ocorrido na segunda-feira, mas foram adiadas por causa das condições de tempo. As corridas 5 e 6 serão realizadas nesta terça-feira – se as condições do tempo permitirem.

Outras classes - Na classe 49er, André Fonseca e Rodrigo Duarte estrearam bem. Na regata de abertura, a única desta terça-feira, os brasileiros terminaram na terceira colocação. Quem ocupa a liderança é a dupla da Polônia, formada por Marcin Czajkowski e Krzystof Kierkowski; seguida por Christoffer Sundby e Frode Bovim, da Noruega.

"O vento estava muito esquisito. Mudava de direção o tempo todo. Com isso, as posições se alteraram várias vezes. Nós estivemos sempre na frente, mas fomos muito ameaçados", comentou Rodrigo.

Alexandre Paradeda e Bernardo Arndt também tinham motivos para comemorar no fim das disputas desta terça-feira. Com o quarto e o décimo lugar alcançados nas duas regatas do dia (completando o total de seis na competição), os brasileiros pularam do quinto para o quarto lugar na classificação geral da classe 470 masculina, com 53 pontos perdidos (34 com o descarte).

Os líderes são Nick Rogers e Joe Glanfield, da Grã-Bretanha, com 41 pontos no total (23 com o descarte), seguidos por Paul Foerster e Kevin Burnham, dos Estados Unidos, com 40 (25). Eugen Braslavets e Igor Matvienko, da Ucrânia, estão com 59 pontos perdidos, mas levam vantagem sobre os brasileiros no descarte (31 a 34).

Na 470 feminina, já foram disputadas também seis regatas. Nas duas desta terça-feira, as brasileiras Fernanda Oliveira e Adriana Kostiw garantiram a 16ª colocação e um animador terceiro lugar. Ainda assim, estão em 19º, com 72 pontos, já considerando os desgastes.

A dupla da Grécia, Sofia Bekatorou/Aimilia Tsoulfa lidera, com sete pontos perdidos. Susanne Ward/Michaela Meehan, da Dinamarca, aparecem em segundo, com 27, enquanto Ingrid Petitjean e Nadege Douroux, da França, estão em terceiro, com 30 pontos - todos já considerando os descartes.

Já Carolina da Borges, da classe Mistral feminina, ficou em 24º lugar na única regata desta terça-feira e ocupa a mesma colocação na classificação geral, com 69 pontos perdidos. A líder é Alessandra Sensini, da Itália, com 14 pontos. Faustine Merret, da França, está em segundo, com 16. Lai Shan Lee, de Hong Kong, é a terceira colocada, também com 16.

Com informações do Comitê Olímpico Brasileiro




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;