Internacional Titulo
EUA apóiam fechamento de escritório da Al Jazeera em Bagdá
Do Diário OnLine
Com AFP
09/08/2004 | 20:51
Compartilhar notícia


Em Washington, capital americana, as autoridades defenderam nesta segunda-feira a "difícil decisão" tomada pelo governo interino iraquiano de fechar durante um mês o escritório da rede de televisão por satélite Al Jazeera em Bagdá, capital do Iraque.

"Essa é uma decisão iraquiana", insistiu o porta-voz adjunto do departamento de Estado, Adam Ereli. "O governo iraquiano atuou em função do que acreditava ser o interesse do seu povo", acrescentou.

"Obviamente os Estados Unidos defendem o princípio de uma imprensa livre e independente", destacou Ereli, considerando, no entanto, que o governo interino se mostrou favorável a esse princípio, apesar de sua recente decisão sobre Al Jazeera.

O porta-voz disse ainda: "se vocês estudarem o panorama dos meios de comunicação no Iraque, vocês verão uma imprensa dinâmica e freqüentemente crítica sobre as decisões e a política do governo". Ele também justificou a "difícil decisão" pela "atual situação de violência, e a total falta de escrúpulos dos terroristas".

Censura- A Federação Internacional dos Jornalistas considerou nesta segunda-feira, por meio de um comunicado, que essa decisão constituía uma "censura inaceitável e incoerente, que ensombrece as esperanças de uma nova era para a liberdade da imprensa no Iraque".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;