Internacional Titulo
Imigração provoca grande crescimento da população na Espanha
Das Agências
29/07/2002 | 15:18
Compartilhar notícia


A chegada de imigrantes à Espanha nos últimos dez anos provocou um inesperado crescimento da população, que segundo estatísticas oficiais aumentou para 40,8 milhões de habitantes, dos quais mais de 1,5 milhão são estrangeiros.

Segundo os resultados de um censo realizado pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE, estatal), o crescimento demográfico na Espanha desde 1991 até novembro de 2001 foi de duas milhões de pessoas, equivalente a 5%.

Em 1991, quando foi realizado o censo anterior, viviam na Espanha 38,8 milhões de pessoas. O crescimento da população de origem espanhola passou de 38,5 milhões a 39 milhões em 2001.

A quantidade de estrangeiros quadruplicou no mesmo período, passando de 353.367 em 1991 para mais de 1,5 milhão. O INE afirmou que antes do fim do ano divulgará informação detalhada sobre o censo, como, por exemplo, as nacionalidades dos estrangeiros que vivem na Espanha.

De acordo com o recente censo, o Sudoeste da Espanha registrou um importante aumento populacional nos últimos dez anos, enquanto que o Noroeste se torna cada vez mais despovoado.

Os maiores aumentos da população aconteceram nas comunidades autônomas de Ilhas Baleares, Murcia (Sudeste), Canárias e Madri (Centro). Nas comunidades de Extremadura (Sudoeste), País Basco (Norte), Galícia (Noroeste), Asturias (Norte) e Castela e Leão (centro-norte), aconteceu um fenômeno de despovoamento.

O INE atribui este fenômeno ao fluxo da população em direção às cidades médias (entre 50 mil e 100 mil habitantes) à alta dos preços nas grandes metrópoles e à falta de recursos econômicos nos pequenos povoados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;