Internacional Titulo
Goiás pede indenizaçao a fábricas de cigarro dos EUA
Do Diário do Grande ABC
19/10/1999 | 16:09
Compartilhar notícia


O Estado de Goiás acionou fábricas de cigarros dos EUA para tentar recuperar bilhoes de dólares por gastos em saúde de seus cidadaos fumantes, informou nesta terça-feira a banca acusadora.

Entre as fábricas mais acusadas figuram Philip Morris, BAT Industries, Lorillard, American Tobacco Company e The Brooke Group, assim como The Tobacco Institute e The Council for Tobacco Research, disse Carmen Contreras, assistente legal de Steven Marks, um dos advogados contratados por Goiás.

``A acusaçao tem seu fundamento na (suposta) fraude' e alega que as fábricas ``venderam estes produtos sabendo que poderiam provocar a dependência; (acionamos) para recuperar os gastos de saúde relacionados ao Estado de Goiás; e porque as empresas esconderam a informaçao que tinham', a qual teria permitido que o governo de Goiás tomasse medidas preventivas, afirmou Contreras.

Vários países latino-americanos já acionaram as fábricas em tribunais dos Estados Unidos, entre eles Guatemala, Bolívia, Nicarágua, Panamá e Venezuela. Marks também é advogado da Venezuela.

O Rio de Janeiro acionou o Texas em julho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;