Os segmentos dos sedãs compactos e médios representaram 10,16% do mercado brasileiro nos primeiros sete meses do ano. Juntos, estes dois grupos emplacaram 143.742 unidades de janeiro a julho, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Atenta a esses números e faminta por morder um pedaço deste bolo automotivo nacional cada vez maior, a Nissan trouxe do México o racional Tiida Sedan 1.8 16V Flex.
No entanto, para conseguir números expressivos neste mercado cada vez mais competitivo, já que opções ao consumidor não faltam, o três-volumes de DNA asiático - a Nissan nasceu no Japão - terá de mostrar competitividade. E para conferirmos se ele está realmente preparado, o colocamos diante de duas cobras-criadas: Volkswagen Polo Sedan 1.6 e o Peugeot 307 Sedan Presence 1.6 16V Flex.
Logo de cara, o Tiida mostra competência. É o mais barato dos três. Partindo de R$ 44,5 mil, ele é R$ 1.220 mais em conta que o Polo e R$ 7.200 que o 307.
Por este valor, o Nissan entrega honesto conjunto de itens de série, como direção elétrica, ar-condicionado, CD player com função MP3, travas e vidros elétricos. Air bag duplo e freios com ABS não são sequer opcionais. O único equipamento extra são as rodas de liga leve de 15 polegadas.
O Peugeot, por sua vez, oferece tudo o que o Tiida entrega e vai além. Apesar do preço mais elevado, air bag duplo e ABS já vêm de fábrica. No 307, produzido na Argentina, não há opcionais. No entanto, existe a configuração Presence Pack, que traz faróis de neblina e rodas de liga leve de 16 polegadas por R$ 4.150 a mais.
O Polo vive situação diferente. Traz de fábrica ar-condicionado e direção hidráulica. Porém, ao contrário dos concorrentes, disponibiliza ampla lista de opcionais. Rodas de liga leve de 15 polegadas, air bag, freios ABS, sensor de estacionamento e até controlador de velocidade estão nas prateleiras da Volks. Os preços, no entanto, são salgados. Para colocar travas e vidros elétricos, air bag, ABS, CD player com MP3 e sensor de estacionamento, o comprador desembolsa mais R$ 7.160.
ESPAÇO E CONFORTO
Em termos de espaço e conforto, o Polo fica para trás por ser menor em comprimento, distância entre os eixos e porta-malas. Neste quesito, o 307 bate a concorrência. Apesar de ter 1 cm a mais de distância entre os eixos e comprimento, a sensação interna é a de estar em um veículo de tamanho superior. Já o porta-malas tem 623 litros - 152 litros a mais que o Tiida e 191 litros a mais que o Volkswagen.
Em termos de acabamento, empate. Todos utilizam materiais de boa qualidade - maioria plástico - e as peças têm encaixes precisos. Não há motivos para reclamações!
DESEMPENHO
Agora é a vez de o Nissan renascer para a disputa. Tem o motor mais potente do comparativo: 1.8 16V de até 126 cv de potência e 17,5 mkgf de torque. A transmissão manual de seis marchas deixa o Tiida Sedan mais ágil nas acelerações e retomadas. A suspensão firme garante boa dirigibilidade, sem abrir mão do conforto.
Mesmo com o bloco menos potente dos três - apenas 103 cv quando abastecido com álcool - , o Polo tem bom desempenho. O torque de 15,6 mkgf - superior ao do 307 - garante esperteza ao Volks de apenas 1.123 quilos - mais magro dos três. O câmbio manual de cinco velocidades tem engates fáceis, rápidos e precisos - só elogios. A suspensão tem acerto firme e confortável.
O 307, por fim, tem propulsor 1.6 16V bicombustível interessante - 113 cv e 15,5 mkgf - e transmissão de cinco marchas de excelente manuseio. No entanto, os seus 1.363 quilos fazem o Leão rugir mais baixo e ficar atrás dos rivais.
Números |
Nissan Tiida Sedan |
Peugeot 307 Sedan Presence |
Volkswagen Polo Sedan |
Motor |
1.8 16V Flex |
1.6 16V Flex |
1.6 8V Total Flex |
Potência |
125 cv (g) / 126 cv (a) a 5.200 rpm |
110 cv (g) / 113 cv (a) a 5.600 rpm |
101 cv (g) / 103 cv (a) a 5.500 rpm |
Torque |
17,5 mkgf (g / a) a 4.800 rpm |
14,2 mkgf (g) / 15,5 mkgf (a) a 4.000 rpm |
15,6 mkgf (g / a) a 2.500 rpm |
Velocidade máxima |
Não divulgado |
186 km/h (g / a) |
186 km/h (g) / 188 km/h (a)
|
Aceleração de 0 a 100 km/h |
Não divulgado |
12,6 s (g / a) |
Não divulgado |
Comprimento |
4,47 metros |
4,48 metros |
4,19 metros |
Altura |
1,54 metro |
1,52 metro |
1,50 metro |
Largura |
1,69 metro |
1,76 metro |
1,65 metro |
Distância entre eixos |
2,60 metros |
2,61 metros |
2,46 metros |
Peso |
1.176 quilos |
1.363 quilos |
1.123 quilos |
Porta-malas |
467 litros |
623 litros |
432 litros |
Tanque |
52 litros |
60 litros |
50 litros |
Equipamentos |
Nissan Tiida Sedan |
Peugeot 307 Sedan Presence |
Volkswagen Polo Sedan |
Preço básico |
R$ 44,5 mil |
R$ 51,7 mil |
R$ 45.720 |
Air bags |
Não disponíveis |
Série (frontais) |
Opcionais (R$ 2.100) – 1
|
Ar-condicionado |
Série |
Série |
Série |
Bancos revestidos de couro |
Não disponíveis |
Não disponíveis |
Não disponíveis |
CD player com MP3 |
Série |
Série |
Opcional (R$ 450) |
Computador de bordo |
Série |
Série |
Série |
Controlador de velocidade |
Não disponível |
Não disponível |
Opcional (R$ 600) |
Direção hidráulica |
Série (Elétrica) |
Série |
Série |
Faróis de neblina |
Não disponíveis |
Opcionais (R$ 4.150) – 1 |
Opcionais (R$ 400) |
Freios ABS |
Não disponíveis |
Série |
Opcionais (R$ 2.100) – 1 |
Rodas de liga leve |
Acessório (15’’ – R$ 1.499) |
Opcionais (16’’ – R$ 4.150) – 1 |
Opcionais (15’’ – R$ 1.950) |
Sensor de estacionamento |
Não disponível |
Acessório |
Opcional (R$ 740) |
Travas e vidros elétricos |
Série |
Série |
Opcionais (R$ 3.870) |
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.