Automóveis Titulo
Racional, Tiida Sedan vence
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
04/08/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


Os segmentos dos sedãs compactos e médios representaram 10,16% do mercado brasileiro nos primeiros sete meses do ano. Juntos, estes dois grupos emplacaram 143.742 unidades de janeiro a julho, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Atenta a esses números e faminta por morder um pedaço deste bolo automotivo nacional cada vez maior, a Nissan trouxe do México o racional Tiida Sedan 1.8 16V Flex.

 

No entanto, para conseguir números expressivos neste mercado cada vez mais competitivo, já que opções ao consumidor não faltam, o três-volumes de DNA asiático - a Nissan nasceu no Japão - terá de mostrar competitividade. E para conferirmos se ele está realmente preparado, o colocamos diante de duas cobras-criadas: Volkswagen Polo Sedan 1.6 e o Peugeot 307 Sedan Presence 1.6 16V Flex.

Logo de cara, o Tiida mostra competência. É o mais barato dos três. Partindo de R$ 44,5 mil, ele é R$ 1.220 mais em conta que o Polo e R$ 7.200 que o 307.

Por este valor, o Nissan entrega honesto conjunto de itens de série, como direção elétrica, ar-condicionado, CD player com função MP3, travas e vidros elétricos. Air bag duplo e freios com ABS não são sequer opcionais. O único equipamento extra são as rodas de liga leve de 15 polegadas.

O Peugeot, por sua vez, oferece tudo o que o Tiida entrega e vai além. Apesar do preço mais elevado, air bag duplo e ABS já vêm de fábrica. No 307, produzido na Argentina, não há opcionais. No entanto, existe a configuração Presence Pack, que traz faróis de neblina e rodas de liga leve de 16 polegadas por R$ 4.150 a mais.

O Polo vive situação diferente. Traz de fábrica ar-condicionado e direção hidráulica. Porém, ao contrário dos concorrentes, disponibiliza ampla lista de opcionais. Rodas de liga leve de 15 polegadas, air bag, freios ABS, sensor de estacionamento e até controlador de velocidade estão nas prateleiras da Volks. Os preços, no entanto, são salgados. Para colocar travas e vidros elétricos, air bag, ABS, CD player com MP3 e sensor de estacionamento, o comprador desembolsa mais R$ 7.160.

ESPAÇO E CONFORTO
Em termos de espaço e conforto, o Polo fica para trás por ser menor em comprimento, distância entre os eixos e porta-malas. Neste quesito, o 307 bate a concorrência. Apesar de ter 1 cm a mais de distância entre os eixos e comprimento, a sensação interna é a de estar em um veículo de tamanho superior. Já o porta-malas tem 623 litros - 152 litros a mais que o Tiida e 191 litros a mais que o Volkswagen.

Em termos de acabamento, empate. Todos utilizam materiais de boa qualidade - maioria plástico - e as peças têm encaixes precisos. Não há motivos para reclamações!

DESEMPENHO
Agora é a vez de o Nissan renascer para a disputa. Tem o motor mais potente do comparativo: 1.8 16V de até 126 cv de potência e 17,5 mkgf de torque. A transmissão manual de seis marchas deixa o Tiida Sedan mais ágil nas acelerações e retomadas. A suspensão firme garante boa dirigibilidade, sem abrir mão do conforto.

Mesmo com o bloco menos potente dos três - apenas 103 cv quando abastecido com álcool - , o Polo tem bom desempenho. O torque de 15,6 mkgf - superior ao do 307 - garante esperteza ao Volks de apenas 1.123 quilos - mais magro dos três. O câmbio manual de cinco velocidades tem engates fáceis, rápidos e precisos - só elogios. A suspensão tem acerto firme e confortável.

O 307, por fim, tem propulsor 1.6 16V bicombustível interessante - 113 cv e 15,5 mkgf - e transmissão de cinco marchas de excelente manuseio. No entanto, os seus 1.363 quilos fazem o Leão rugir mais baixo e ficar atrás dos rivais.

 

Números

Nissan Tiida Sedan

Peugeot 307 Sedan Presence

Volkswagen Polo Sedan

Motor

1.8 16V Flex

1.6 16V Flex

1.6 8V Total Flex

Potência

125 cv (g) / 126 cv (a) a 5.200 rpm

110 cv (g) / 113 cv (a) a 5.600 rpm

101 cv (g) / 103 cv (a) a 5.500 rpm

Torque

17,5 mkgf (g / a) a 4.800 rpm

14,2 mkgf (g) / 15,5 mkgf (a) a 4.000 rpm

15,6 mkgf (g / a) a 2.500 rpm

Velocidade máxima

Não divulgado

186 km/h (g / a)

186 km/h (g) / 188 km/h (a)

 

Aceleração de 0 a 100 km/h

Não divulgado

12,6 s (g / a)

Não divulgado

Comprimento

4,47 metros

4,48 metros

4,19 metros

Altura

1,54 metro

1,52 metro

1,50 metro

Largura

1,69 metro

1,76 metro

1,65 metro

Distância entre eixos

2,60 metros

2,61 metros

2,46 metros

Peso

1.176 quilos

1.363 quilos

1.123 quilos

Porta-malas

467 litros

623 litros

432 litros

Tanque

52 litros

60 litros

50 litros

 

 

Equipamentos

Nissan Tiida Sedan

Peugeot 307 Sedan Presence

Volkswagen Polo Sedan

Preço básico

R$ 44,5 mil

R$ 51,7 mil

R$ 45.720

Air bags

Não disponíveis

Série (frontais)

Opcionais (R$ 2.100) – 1

 

Ar-condicionado

Série

Série

Série

Bancos revestidos de couro

Não disponíveis

Não disponíveis

Não disponíveis

CD player com MP3

Série

Série

Opcional (R$ 450)

Computador de bordo

Série

Série

Série

Controlador de velocidade

Não disponível

Não disponível

Opcional (R$ 600)

Direção hidráulica

Série (Elétrica)

Série

Série

Faróis de neblina

Não disponíveis

Opcionais (R$ 4.150) – 1

Opcionais (R$ 400)

Freios ABS

Não disponíveis

Série

Opcionais (R$ 2.100) – 1

Rodas de liga leve

Acessório (15’’ – R$ 1.499)

Opcionais (16’’ – R$ 4.150) – 1

Opcionais (15’’ – R$ 1.950)

Sensor de estacionamento

Não disponível

Acessório

Opcional (R$ 740)

Travas e vidros elétricos

Série

Série

Opcionais (R$ 3.870)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;