Nacional Titulo
Brasil lança foguete, mas experimentos científicos caem no mar
Do Diário OnLine
19/07/2007 | 20:57
Compartilhar notícia


Após sete adiamentos, o Brasil finalmente conseguiu lançar nesta quinta-feira o foguete VSB-30 da base aérea de Alcântara (MA), mas a operação acabou não sendo um sucesso.

De acordo com a Aeronáutica, toda a carga útil do veículo, que continha experimentos científicos, se perdeu no mar depois de cerca de 20 minutos de vôo. O foguete tinha uma velocidade de cerca de 7.200 km.

Depois de buscas realizadas pela FAB (Força Aérea Brasileira) e também por um navio da Marinha, a Aeronáutica resolveu abortar a missão e desistiu de encontrar os experimentos, que provavelmente foram parar no fundo do mar.

O principal objetivo da operação era analisar os experimentos em um ambiente com pouca gravidade. Esta seria a primeira vez que o Brasil mandaria um foguete próprio para o espaço com o intuito de verificar experimentos científicos. No entanto, com este imprevisto, os cientistas poderão analisar apenas as imagens feitas durante o vôo.

O lançamento do foguete, que custou mais de US$ 1 milhão, aconteceu quatro anos depois de uma tragédia ocorrida em Alcântara em 2003, quando na tentativa de lançamento a nave explodiu a matou 21 pessoas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;