Política Titulo Vice em 2012
Marinho afirma ter alternativas para substituir Frank Aguiar

Entre os que despontam está os secretários Giba Marson (PTB) e Maurício Soares (PT), além da ex-primeira-dama Marisa Letícia

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
02/11/2011 | 07:41
Compartilhar notícia


A resistência do vice-prefeito de São Bernardo, Frank Aguiar (PTB), em acolher pedidos para reconsiderar a aposentadoria política faz com que o prefeito Luiz Marinho (PT) articule nomes para composição da chapa que tentará a reeleição em 2012. O petista admitiu ter várias possibilidades caso Frank mantenha sua posição até o ano que vem.

"Ainda não conversei com o Frank, mas tenho plano B, C, D, E, F, G e H. Tenho várias possibilidades", assegurou Marinho ontem, antes de cumprir agenda em São Paulo. O chefe do Executivo garantiu que o clima no Paço está tranquilo, sem turbulência no governo pela indefinição do vice. Segundo Marinho, haverá reunião com o petebista para avaliar a situação ainda nesta semana.

Poucos nomes são especulados na Prefeitura. Entre os que despontam está o secretário de Gestão Ambiental, Giba Marson (PTB) - que foi preterido na última hora em 2008 -, a ex-primeira-dama Marisa Letícia (PT) e o secretário de Governo, Maurício Soares (PT). A alta cúpula petista, porém, refuta chapa pura em 2012, por entender que o escolhido deverá ser pinçado do arco de alianças para fortalecimento de um bloco governista consistente.

Para o vereador Tião Mateus (PT), a decisão de Frank é irrevogável. A meta, segundo o petista, é escolher o vice sem que haja traumas no processo de composição de coligações que apoiarão Marinho em 2012. O pensamento é compactuado pelo vereador José Ferreira (PT). "Não podemos tumultuar o processo agora."

Há duas semanas, Frank revelou que deixaria a política para cuidar de sua mãe Zulmira Maria da Luz Aguiar, diagnosticada com depressão e que está em Itainópolis, no Piauí. O vice-prefeito destacou que, além de problemas particulares com sua família, compromissos políticos em São Bernardo limitavam sua carreira artística. Frank disse que ficaria como secretário de Cultura até o fim deste ano, cumpriria integralmente seu mandato como vice em dezembro do ano que vem, mas sem disputar a reeleição com Marinho.

A despeito da postura irredutível de Frank, integrantes da executiva estadual do PTB tentaram demover o plano de aposentadoria do ex-deputado federal. O presidente estadual da sigla, deputado Campos Machado, por diversas vezes declarou ter recebido a palavra de Marinho que Frank estaria no projeto para 2012, apesar das especulações que rondavam o Paço sobre possível troca do vice.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;