Economia Titulo
Supermercado reduz custos com central
Leone Farias
Da Redaçao
15/04/2000 | 17:53
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A Central Regional de Compras (Centrecom), com sede em Sao Bernardo, acaba de abrir uma filial em Santos, que deverá lhe dar maior poder de negociaçao com as indústrias fornecedoras. Destinada à compra conjunta de produtos dos supermercadistas do Grande ABC, a Centrecom foi fundada em agosto de 1999 e já reúne 72 empresas na regiao. A filial santista iniciou com 39 associados. "Percebemos que muitas indústrias têm escritórios regionais únicos para o Grande ABC e Baixada. Assim, nossa negociaçao será ainda mais facilitada", disse o presidente da entidade, o empresário Orlando Morando Júnior.

Segundo ele, as aquisiçoes em conjunto estao permitindo reduçoes de custos de 5% a 10% em relaçao a compras realizadas separadamente pelos comerciantes. "É bastante significativo, é quase a margem operacional do supermercadista."

Morando Júnior cita o exemplo do leite longa Vida, o qual a central obteve em sua última compra o preço de R$ 0,73 o litro, um ganho de 8% em relaçao ao praticado no mercado e ainda com um prazo de pagamento de 35 dias, ante os 28 praticados habitualmente, segundo ele. Outro caso foi a compra do açúcar Uniao, adquirido por R$ 0,60 o quilo. "Sozinho, a compra sairia por R$ 0,65."

A central exerce seu poder de barganhar, ao reunir as demandas dos comerciantes e negociar um volume único para todos. No entanto, as compras sao pagas de maneira separada - cada supermercadista faz seu pagamento à indústria - e as entregas sao realizadas pelos fornecedores para cada um dos associados.

"Devido à grande escala, nao precisamos nos preocupar em fazer a negociaçao e podemos pagar bem menos. Ganhamos mais tempo para nos dedicarmos à nossa loja", disse um associado, o sócio-proprietário do supermercado Diplomata, de Sao Bernardo, Silvio Garcia. Hoje o supermercado faz cerca de 30 compras por mês por meio de negociaçao da central.

Morando Júnior ressaltou que, em termos de volume negociado, a Centrecom é a 11ª do Brasil, de acordo com dados da revista SuperGiro. Como exemplo, a central negociou nos últimos 30 dias em torno de 400 mil quilos de açúcar Uniao, 50 mil caixas de leite Elegê, 12 mil caixas de biscoito Liane e 3 mil caixas de produtos Mococa, entre outros itens.

Segundo o presidente da central, a entidade nao se contrapoe às compras por meio eletrônico, como via Internet. "Mas nada melhor do que poder negociar direto com o fornecedor, podendo exercer a lei da oferta e da procura."

A entidade faz pesquisas de preços e pode negociar as melhores condiçoes, já que possui vários parceiros com quem costuma negociar em um mesmo ramo, como, por exemplo, as cooperativas de leite. Desde sua fundaçao, a central já negociou com mais de 100 empresas de gêneros alimentícios, produtos de limpeza e de higiene e outros segmentos, de acordo com Morando Júnior.

Para se associar, hoje o supermercadista nao pode ter restriçoes de crédito e tem de pagar uma taxa mensal de R$ 100. O telefone da entidade é 435-2181. Morando Júnior acrescentou que a Centrecom oferece ainda assistência jurídica aos associados.




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