Política Titulo Protocolo
Empossado, Siraque faz estreia burocrática na Câmara

Petista foi alçado ao Congresso após Aldo Rebelo (PCdoB) assumir como ministro do Esporte

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
02/11/2011 | 07:29
Compartilhar notícia


 

Primeiro suplente do PT, Vanderlei Siraque tomou posse burocrática ontem na Câmara Federal. Apenas discurso protocolar fez parte da oficialização do ingresso do petista no Congresso Nacional, efetivado com a entrada do deputado Aldo Rebelo (PCdoB) no Ministério do Esporte. Siraque leu, no plenário, termo de compromisso de posse, com tempo determinado: três minutos, sem possibilidade de inscrição para nova fala.

A próxima participação, agora com direito a usar a tribuna com liberdade, se dará na sessão de terça-feira. Siraque disse que amanhã retorna a Brasília para regularizar toda a situação pendente. "Tenho toda uma burocracia para cuidar, como montagem de gabinete. Fui pego de surpresa. Estou trocando a roda com o carro andando." O petista estava desde março fora de cargo eletivo, quando deixou a Assembleia Legislativa de São Paulo.

Segundo Siraque, apesar do período curto, deu para participar de duas reuniões. A primeira, segunda-feira, no Congresso, com a bancada paulista do PT, composta por 70 deputados, e ontem, com todos colegas petistas na Casa. "O encontro se deu para debater a questão do Orçamento federal. Coloquei o Grande ABC na pauta. Estipulei para que o presidente do Consórcio intermunicipal (Mário Reali - PT) fosse ouvido para contribuir nas emendas."

Siraque é o 46º suplente a assumir a cadeira na Câmara, sendo o oitava do Estado. Ele, que obteve 93,3 mil votos na eleição de 2010, será o quarto representante da região. Já representam o Grande ABC os petistas Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, e José de Filippi Júnior, e o tucano William Dib.

A formalização do posto indica que Siraque pode ficar na cadeira até fim de janeiro de 2015. A vaga, porém, ainda não é definitiva. O petista garante o posto, de maneira decisiva, se algum parlamentar da coligação for eleito no pleito municipal de 2012 ou renunciar.

O parlamentar já possui e-mail e número de telefone prontos para contato no gabinete. Ontem, porém, a assessoria de Aldo ainda permanecia no espaço, mesmo o comunista tendo sido empossado segunda-feira no ministério. "Provavelmente ficarei no gabinete do Aldo, único que está vago, e devo manter a mesma equipe que estava comigo no mandato de deputado estadual, com pequenas adaptações."

Siraque defendeu que vai se colocar à disposição de todos os chefes de Executivo da região, acrescentando que o embate eleitoral de 2008 com o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), ficou no passado. "A disputa é na hora da eleição. Pretendo visitar todos os prefeitos, sem levar em consideração a questão político-partidária."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;