Turismo Titulo
Luxo em alta
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
14/04/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O turista de alto padrão - leia-se aquele que está disposto a gastar a partir de R$ 50 mil por pessoa em viagem de férias - representa apenas 3% dos estimados 900 milhões de embarques anuais. Mas seu consumo movimenta 25% do faturamento global do turismo.

É de olho neste turista que São Paulo recebeu a TravelWeek, a primeira feira de negócios voltada para o setor de luxo no Brasil. "As viagens ocupam sem dúvida um espaço de desejo e são consideradas bem de consumo. No Brasil, 95% dos viajantes de alto padrão procuram por viagens no Exterior", afirma a consultora de viagens de luxo Jacqueline Dallal Mikahil.

A norte-americana Karen Weiner Escalera, especialista no segmento, aponta as principais tendências. Uma delas é de que o turista de luxo incluiu novos vocabulários na hora de escolher seu destino preferido como valor, qualidade, design, necessidade real, luxo individualizado e status pelo conhecimento, não pela ostentação.

O apelo ecológico e ambiental não poderia ficar de fora. Assim, o consumo consciente trouxe consumidores influentes que gostam de saber que suas compras podem ajudar de alguma forma comunidades carentes ou beneficiar o planeta.

A maior procura é por culturas exóticas, sede por novos hábitos e busca pelo conhecimento. Nem que para isso seja necessário fazer uma viagem espacial. O Brasil tem respondido a essas expectativas com oferta de resorts exclusivos e oferecendo experiências luxuosas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;