Nacional Titulo
Santa Catarina faz campanha de prevençao ao cólera
Do Diário do Grande ABC
15/11/1999 | 16:31
Compartilhar notícia


A partir de dezembro, a Comissao Estadual par Prevençao e Controle da Cólera dá início em Santa Catarina a uma série de medidas de prevençao ao cólera durante a temporada de verao. Entre essas medidas estao o monitoramento das águas e dos frutos do mar, a capacitaçao de agentes de saúde e a distribuiçao de 30 mil "kits" promocionais e panfletos informativos.

Apesar de nao haver registro de cólera no estado há quase cem anos, existem alguas áreas consideradas de risco, como a regiao norte do estado, próxima ao município de Paranaguá, onde foram registrados cerca de 500 casos da doença e três mortes no início deste ano. Outras áreas de risco sao os portos, aeroportos, rodoviárias e municípios turísticos, que concentram grande número de pessoas.

O cólera é uma doença intestinal que, se nao for tratada, pode levar à morte. Os sintomas sao diarréia forte e vômitos, dor de cabeça, mal estar e desidrataçao rápida. A transmissao se dá principalmente através da água e de alimentos contaminados. Para prevenir a doença é importante lavar bem as maos após usar o banheiro, nao consumir frutos do mar crus ou mal cozidos e lavar as verduras, frutas e legumes, deixando de molho por trinta minutos numa soluçao de água com hipoclorito de sódio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;