Política Titulo Lacuna
Alex comemora ligação do PPS com PV, mas Vera diz que relação é infeliz

Deputado reforça seu partido com verdes; para a dirigente, filiações têm único objetivo eleitoral

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
02/11/2011 | 07:24
Compartilhar notícia


A coordenadora regional do PV, Vera Motta, rebateu o deputado estadual Alex Manente, que comemorou o ingresso de ex-verdes de São Caetano, Diadema e Mauá, ao "aproveitar", segundo ele, a lacuna deixada pela saída de Marina Silva do partido - está sem legenda e atua num movimento chamado ‘nova política'. Para ela, a ligação, inclusive com incorporação de ideologia, como a sustentabilidade, "é infeliz".

Segundo Vera, o desempenho da ex-senadora Marina Silva na corrida presidencial do ano passado - ficou na terceira colocação no primeiro turno, ao obter 20% dos votos válidos - ocorreu por união de esforços. "O partido não conseguiu sozinho nem Marina sozinha. E ninguém vai se apossar do resultado do pleito, que foi obtido em conjunto", analisa a verde.

"O partido permanece com suas bandeiras, contudo, não é possível que uma única pessoa possa representar o acúmulo de mais de 25 anos de exercício e trabalho, apropriando-se de um poder não construído dentro da agremiação", acrescenta Vera Motta, que também preside o PV de São Bernardo, reduto eleitoral de Alex Manente - o parlamentar é pré-candidato ao Paço e os verdes estão alinhados com o governo Luiz Marinho (PT).

Sem citar nomes, a dirigente afirma que "políticos oportunistas e descompromissados podem pretender usurpar bandeiras históricas de uma agremiação e aproveitarem-se da (ex-)ministra que poucos conheciam até seu ingresso no PV".

Vera, no entanto, criticou mais veementemente os antigos correligionários que assinaram ficha no PPS. Segundo ela, a migração ocorreu simplesmente por interesse eleitoral, e não por ideologia partidária. "A sociedade sabe reconhecer as práticas de conveniência. Usar outros partidos como ‘barriga de aluguel' para o aproveitamento de um resultado coletivo, pode ser escolha arriscada."

Atacou ainda o uso do nome de Marina Silva para angariar projeção. "A ex-senadora não outorgou procuração a políticos que estiveram em sua campanha, para usar sua imagem de maneira que pode depreciá-la pelo próprio desconhecimento do rigor que tem em suas posições. Para a história dela, que esteve no PT por 30 anos, e dois anos no PV, não seria compatível apoiar e usar seu nome com único objetivo eleitoral e sem qualquer compromisso com as suas aspirações políticas."

Nos últimos meses, até dia 7, o PV filiou no Brasil 80.334 pessoas. Mas teve 16.138 baixas. No Estado, foram 18.824, para 5.478 saídas. Sem dar números regionais, Vera afirma que essa proporção também ocorreu no Grande ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;