Política Titulo Segunda mulher
Helenice Arruda assume Prefeitura de Rio Grande

Vice ficará no posto por 13 dias enquanto Kiko visita Portugal

Cynthia Tavares
Especial para o Diário
02/11/2011 | 07:23
Compartilhar notícia


Até o dia 13, Rio Grande da Serra terá uma prefeita. Helenice Arruda (PTB) tomou posse ontem em ato fechado para o primeiro escalão da administração. O chefe do Executivo, Adler Kiko Teixeira (PSDB), viajou em férias para Portugal. Nos bastidores, o prefeito disse que optou pelo descanso agora, pois no ano que vem pretende se empenhar no processo eleitoral. Em sete anos - a petebista já era vice do tucano na primeira gestão (2005 a 2008) - é a primeira vez que Helenice assume o posto.

Com isso, a vice entra para a história da política municipal, sendo a segunda mulher a sentar na cadeira de prefeito. A primeira vez que Rio Grande da Serra teve uma mulher no posto mais alto da administração foi em 1973, com Irineia Midolli. "É o reconhecimento do prefeito pelo trabalho e companheirismo durante todo esse tempo em que estive ao lado dele", disse Helenice.

Para a petebista, sua posse mostra que os problemas no reduto governista são águas passadas. "A chance que o Kiko está me dando prova que o grupo está coeso", ressaltou. No começo do ano, Helenice não escondeu sua insatisfação com o posicionamento de o chefe do Executivo apoiar o nome do secretário de Obras, Gabriel Maranhão, para a sucessão municipal. A vice articulava sua candidatura desde 2009, mas não conseguiu se viabilizar politicamente e financeiramente.

Com intuito de acalmar os ânimos, Kiko chamou sua vice no gabinete. O prefeito também garantiu ao deputado estadual e presidente do PTB em São Paulo, Campos Machado (PTB), a continuidade de um petebista na chapa majoritária. Mas Helenice Arruda não pode defender o posto, pois seria considerado terceiro mandato na mesma função. "Houve tumulto no começo, mas optei por apoiá-lo. Tudo continua como antes", salientou.

A prefeita disse que manterá a rotina imposta pelo prefeito e que não pretende emplacar mudanças nesse período. "Venho ao gabinete para despachar e prestar atendimento aos munícipes que desejarem", afirmou a petebista. De acordo com ela, o curto espaço de tempo limita atuação maior.

Sobre projetos a serem desenvolvidos, Helenice ponderou que a maioria dos planos foi implantada no decorrer do mandato de Kiko. "Os meus anseios são divididos com ele. Todas as ideias que tenho levo ao prefeito, que sempre atende. Como vim da área de Educação, desenvolvi diversos programas pedagógicos que foram aceitos", declarou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;