Nacional Titulo
FHC inaugura escola para indígenas em Santa Catarina
Do Diário do Grande ABC
18/04/2000 | 15:26
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso é esperado, nesta quarta-feira, em Ipuaçu, município da regiao Oeste catarinense, para a inauguraçao da Escola Indígena de Educaçao Básica Cacique Vanhkrê, primeiro no país que oferecerá o ensino médio (2º Grau) para alunos indígenas.

A unidade escolar está localizada na reserva indígena de Xapecó, em Ipuaçu, e terá 500 alunos matriculados, que serao assistidos por 25 professores especialmente formados para ministrarem aulas bilíngues (português e kaingangue língua oficial da aldeia de Ipuaçu).

A escola indígena nao é novidade em Santa Catarina. O Estado já conta com 25 escolas dentro de comunidades indígenas que oferecem o ensino fundamental.

Segundo a secretária de Educaçao, Mirian Schilikmann, desde 91, quando os Estados brasileiros passaram a assumir o gerenciamento dos estabelecimentos escolares indígenas - papel antes a cargo da Funai - Santa Catarina logo assumiu esta responsabilidade. Atualmente, sao 1.200 alunos e 54 professores juntos. No Estado há tribos guarani, xokleng e kaingangue.

A construçao do Colégio Indígena Cacique Vanhkrê contou nao só com a mao de obra dos índios como também com suas idéias para a concepçao do espaço físico. O projeto é circular, como uma taba, formado de várias ocas - onde funcionarao as salas de aula. O centro de esportes recebeu a forma de um tatu - animal apreciado pelos habitantes da reserva de Ipuaçu, uma área de 16 mil hectares onde moram quatro mil índios.

O cacique Orides Belino Correia da Silva explicou o nome escolhido para a escola. "Vanhkrê foi um índio que construiu a uniao do nosso povo". Para ele, "com a escola os índios poderao ser o que os demais povos sao, sem deixar para trás sua origem, sua cultura e seus costumes".

A cerimônia de inauguraçao, marcada para tarde de quarta-feira, estarao presentes também o governador Esperidiao Amin e a secretária de Educaçao, Miriam Schilikmann. A vinda do presidente FHC, embora nao confirmada, é esperada pelo governo catarinense.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;