Automóveis Titulo Lançamento
Mais por menos

Volkswagen Gol ganha em conectividade e fica mais barato na linha 2017; motor 1.0 três cilindros é novidade

Vagner Aquino
26/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Depois de mais de duas décadas liderando as vendas de carros no País, o Gol se viu ultrapassado por rivais mais novos, mais modernos e, sim, mais baratos.

Mas, para você que acompanha o mundo dos automóveis, isso não é novidade. O fato inédito aqui é o anúncio da Volkswagen, que – enquanto não lança a próxima geração do hatch e também do Voyage, previstos para o fim do ano que vem – resolveu realizar mudanças na dupla.

Por fora foram bem poucas, restringem-se a novos para-choques e faróis dianteiros, traseira (desde as lanternas em alto relevo até o formato do vidro) e, claro, as opções de rodas – 14, 15 ou 16 polegadas, dependendo da versão de acabamento. Aliás, são três (Trendline, Comfortline e Highline), cujos preços partem de R$ 34.890 e chegam a R$ 55.290 no caso do Gol. Este último (Highline I-Motion) está R$ 1.800 mais em conta que o antecessor. O Voyage mais barato sai por R$ 40.990.

E é por dentro que as mudanças são, realmente, profundas. O painel está todo novo e abandonou as saídas de ar arredondadas, o volante é parecido com o do Golf, o quadro de instrumentos está 30% maior e, como opcionais, há centrais multimídia com possibilidade de espelhamento de celular – vulgo Mirror Link, tanto para Android quando para Apple. Quando adquirido, o suporte para celular no topo do painel acompanha.

De série, o modelo básico – o preço é aquele supracitado – continua a vir sem ar-condicionado (!), mas tem alerta de frenagem de emergência, direção hidráulica, faróis em tom escurecido, além de comando de vidros e travamento das portas elétrico. Neste, o motor é 1.0.

E é este mesmo que precisamos destrinchar, afinal, é uma das principais novidades de Gol e Voyage nesta reestilização (batizada como linha 2017). Com detalhes como bloco em alumínio e comando variável, o propulsor da família EA211 tem três cilindros. Aliás, consequentemente, a VW aposentou o antigo quatro cilindros, que tinha 6 cv a menos que o bloco herdado do up!, de 82 cv. O torque máximo é de 10,4 mkgf e, segundo a marca, houve mudanças no câmbio manual de cinco marchas, a fim de dar mais esperteza ao modelo, que chega a 170 km/h de máxima. O 1.6 8V continua em cena. Já o 16V passa a atuar apenas na família Fox, já que o Gol Rallye foi descartado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;