D+ Titulo Cinema
Zumbis vagam pelo século 19
Caroline Ribeiro
21/02/2016 | 07:34
Compartilhar notícia
Divulgação:


O título pode parecer meio debochado, mas o longa-metragem ''Orgulho, Preconceito e Zumbis'', que estreia na quinta-feira, é releitura de um verdadeiro clássico inglês, o romance ''Orgulho e Preconceito'', da escritora Jane Austen. O filme, na verdade, é baseado em livro homônimo lançado em 2009 pelo autor norte-americano Seth Grahame-Smith. 

A antiga história e a versão contemporânea montada são essencialmente muito parecidas. Tanto os personagens quanto os diálogos da obra de Jane Austen permanecem na adaptação de terror com todas as características muito fortes. Aparentemente, Grahame-Smith apenas incluiu uma gigantesca horda de mortos-vivos e um pouco mais de aventura na trama original. Feito isso de forma bem construída, o filme não soa apenas como uma sátira trash, mas desempenha papel de releitura bem divertida nas telonas.

Tudo se passa em Londres, na Inglaterra, no século 19. Durante um baile, as irmãs Jane (Bella Heathcote) e Elizabeth Bennet (Lily James) conhecem dois nobres cavalheiros recém-chegados à cidade. Mister Bingley (Douglas Booth), um rapaz bonito, gentil e dono de uma enorme fortuna, logo se encanta por Jane. Já o arrogante Mister Darcy (Sam Riley), que é tão rico quanto Blingley – porém nenhum pouco agradável –, de cara demonstra absoluto desprezo por Elizabeth. Não demora a se alimentar uma confusa relação de ódio e amor entre eles.

No roteiro onde os personagens são obrigados a lidar com os comedores de cérebros, as irmãs Bennet escondem armas e facas por debaixo dos vestidos, meias e saias. As moças devem ser enviadas desde cedo a um treinamento para se tornarem especialistas em artes marciais. A preocupação é compreensível, uma vez que a Europa fora infestada por zumbis e uma jovem não pode andar por aí sem saber se defender de qualquer possível ataque.

Alguns atores escalados pelo diretor Burr Steers (da comédia ''17 Outra Vez'') já estão acostumados com enredos sangrentos. São o caso de Charles Dance e Lena Headey, conhecidos pelos papéis de Tywin e a Cersei Lannister no seriado ''Game of Thrones'' e que interpretam Mister Bennet, o pai das irmãs protagonistas, e Lady Catherine, que, além de uma famosa guerreira, detém uma fortuna e o castelo mais seguro contra zumbis de toda a Inglaterra. 

Outro nome que faz parte do longa é Matt Smith, famoso por ter sido o protagonista da série geek ''Doctor Who''. Ele aparece no papel de Mr. Collins, um engraçadíssimo pastor que tenta se casar com Elizabeth.

''Orgulho e Preconceito e Zumbis'' não é nenhuma aventura épica, mas por mais que a ideia de damas da antiga Europa lutando contra zumbis soe um pouco absurda, o filme acaba sendo divertido. Além disso, é uma ótima forma para quem nunca teve contato com a obra original conhecer a história – claro que com um poucos mais de ação, sangue e zumbis. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;