Internacional Titulo
Sarkozy estará no Egito entre o Natal e o Ano Novo
Da AFP
22/12/2007 | 13:43
Compartilhar notícia


O presidente francês, Nicolas Sarkozy, é aguardado em Luxor, na beira do Nilo, no dia do Natal, para uma viagem particular antes de uma visita oficial no Cairo.

A parte oficial da viagem de Sarkozy, que corresponde aos dias 30 e 31 de dezembro, foi confirmada pelo Eliseu (sede da presidência francesa), que não quis comentar a parte privada da visita do presidente ao Egito.

Segundo diversas fontes locais, Nicolas Sarkozy, 52 anos, deve desembarcar "com uma acompanhante" e alguns membros de sua família no dia 25 de dezembro à cidade-museu de Luxor, 700 km ao sul do Cairo.

Como sua nova relação com Carla Bruni é agora um fato de notoriedade pública, é a ex-modelo e cantora de 39 anos que uma multidão de turistas e um forte contingente de jornalistas esperam ver desembarcar em Luxor ao lado de Sarkozy.

Para esta primeira parte de sua visita particular, o presidente da França ficará no Old Winter Palace, um hotel suntuoso na beira do Nilo, revelou uma fonte egípcia.

Além da "acompanhante", um dos filhos de Nicolas Sarkozy e sua namorada, assim como a mãe do presidente, serão hospedados neste edifício de estilo vitoriano construído no fim do século XIX, que tem também um magnífico jardim exótico.

Entre inúmeras personalidades, o ex-presidente francês Valéry Giscard d'Estaing foi um dos clientes do Old Winter Palace. Sarkozy "é esperado aqui, e as medidas de segurança serão draconianas", afirmou um responsável egípcio da cidade.

O ministro egípcio da Cultura, Farouk Hosni, candidato ao cargo de diretor da Unesco, será o encarregado de elaborar o programa das visitas turísticas.

O presidente Sarkozy queria voltar ao hotel Old Cataract de Assouan, onde ficou em 2003, mas não foi possível por motivos de organização.

Foi naquele hotel que o falecido ex-presidente François Mitterand passou seu último réveillon, em 1995.

Depois de Luxor, Sarkozy, sua "acompanhante" e seus parentes viajarão, na noite de 27 de dezembro, a Sharm-el-Sheikh, o grande balneário na beira do Mar Vermelho.

O ministro francês das Relações Exteriores, Bernard Kouchner, e sua namorada Christine Ockrent se juntarão a eles numa mansão isolada e sob alta vigilância da bahia de Naama, revelou uma fonte egípcia.

A luxuosa mansão terá um acesso direto para o mar.

Assim como em Luxor, o esquema de segurança para a recepção de Sarkozy será reforçado em Sharm-el-Sheikh, uma cidade que foi alvo em 2005 de um atentado terrorista que deixou 65 mortos e 110 feridos.

Assim que terminarem suas férias, o presidente francês viajará na manhã do dia 30 de dezembro ao Cairo, onde será aguardado por uma delegação de quase 200 pessoas para uma visita oficial de 24 horas. Ele será recebido imediatamente pelo presidente egípcio, Hosni Mubarak.

Sarkozy voltará a Paris no início da tarde do dia 31, para desejar em um discurso um feliz Ano Novo aos franceses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;