Cultura & Lazer Titulo
Eliane Caffé estreia no teatro
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
18/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Acostumada ao reconhecimento por conta de seu trabalho na área audiovisual, a cineasta andreense Eliane Caffé encara agora, pela primeira vez, o desafio de dirigir um espetáculo teatral. Amanhã, quando a comédia "A Vida que Eu Pedi, Adeus" ganhar os palcos do Teatro Cultura Cosipa, em São Paulo, ela submete seu olhar apurado aos críticos e apreciadores dos palcos.

A guinada na carreira de Lili, como é conhecida pelos amigos, se deu por meio de um texto do jornalista e dramaturgo Sérgio Roveri, mesmo autor da bem-sucedida montagem Andaime.

Embora seja uma comédia, a trama gira em torno de um tema bem cruel: a exploração de menores. O casal Eurides (Vera Mancini) e Armando (Ailton Graça) são dois desocupados que vivem guiados sobretudo pela lei de Gerson: a renda vem do trabalho de crianças nos semáforos, além de pequenos golpes de ocasião.

A trama ganha uma reviravolta quando a dupla descobre que a prefeitura pretende iniciar obras de uma via expressa na região do cortiço onde vivem. Seria uma boa notícia, já que as mudanças na área preveem também a canalização do córrego mal cheiroso que passa por ali, mas a iniciativa significa também a eliminação de praticamente todos os sinais luminosos, extinguindo, consequentemente, os ‘postos de trabalho' dos pequenos funcionários, que se subdividem entre malabaristas e vendedores de bala.

EQUIPE - Em sua estreia na produção teatral, Lili tem o respaldo de uma equipe técnica bastante afinada, inclusive com pessoas que trabalharam com ela, caso da diretora de arte Vera Hamburger, responsável pela cenografia e do DJ Theo Werneck, que ficou a cargo da trilha sonora.

Vera Hamburger já havia trabalhado com a diretora em seu longa de estreia, "Kenoma" (1998). O filme ganhou o prêmio principal do "Biarritz International Film Festival", na França.

O segundo longa, "Narradores de Javé" (2003), foi selecionado para mostras em Bruxelas, Holanda, México, Suíça e Uruguai, além de ser eleito o melhor filme no Festival do Rio e no Cine PE. Atualmente, a diretora trabalha na finalização do próximo longa, "O Sol do Meio Dia".

A Vida que Eu Pedi, Adeus Teatro. No Teatro Cosipa Cultura - Avenida do Café, 277 - Jabaquara. Tel.: 5070-7018. De amanhã a 2 de agosto. Sextas às 21h30, sábados às 21h e domingos às 19h. Ingr.: R$ 40 (sextas e domingos) a R$ 50 (sábados).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;