Cultura & Lazer Titulo
Fim de semana em Paranapiacaba tem orquestra e Celso Pixinga
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
16/07/2005 | 08:45
Compartilhar notícia


A música instrumental predomina na programação deste sábado do 5º Festival de Inverno de Paranapiacaba. Seis atrações do gênero ocupam os principais espaços do evento - o Clube União Lyra Serrano e o Viradouro. Os destaques são o concerto da Sinfônica de Santo André com participação do flautista Toninho Carrasqueira, às 18h, e o de Celso Pixinga e banda, às 19h.

Com previsão da Climatempo de tempo bom para todo o fim de semana e programação atraente, Paranapiacaba tem tudo para bater novamente o recorde de visitantes, que no fim de semana passado ultrapassou a casa dos 20 mil.

Motivos não faltam para que o público ocupe as ruas da Vila desde a manhã. A programação começa às 10h, na Praça do Mercado, com o Expresso Lazer. Depois, no mesmo local, tem a peça infantil A História de Rapunzel, com a Cia. Patética (12h) e o auto de Bumba-meu-Boi com o grupo Cupuaçu, às 14h. O chorinho terá vez às 13h e 15h, com Joca 7 Cordas e Regional Choros e Serestas.

No Lyra Serrano, a programação começa às 11h, com a Banda Lyra de Santo André. Em seguida, tem Banda Sinfônica de São Bernardo, às 15h, e a sinfônica andreense, às 18h. Para essas duas apresentações é necessário trocar agasalhos por ingressos, na rua Fox, 441. A troca é feita duas horas antes dos espetáculos.

O titular Flavio Florence e sua assistente, Cláudia Feres, revezarão a batuta. Ela comandará a orquestra com solista na execução de duas obras de Carrasqueira: Choro Triste e Dia Feliz. Nas demais, entra o maestro: Salve Patápio Silva, de Villani Cortes; Minueto e Dança dos Espíritos de Orfeo, de Von Gluck; Choro Negro, de Paulinho da Viola (arranjos de Nelson Ayres) e Bachiana Brasileira nº 7, de Villa-Lobos. Só a última não tem participação do solista.

Celso Pixinga, que faz o show das 19h no Viradouro, promete executar uma música agradável a pessoas "de todas as idades". "Não é um trabalho elitizado", diz o baixista, salientando que o set list terá como base o CD e DVD SOS Bar, o 15º de sua carreira.

Antes dele, às 16h, tem show do trompetista, compositor e arranjador Quinzinho, no Viradouro. Seu trabalho é um jazz com temperos brasileiro e latino. Às 14h, o palco será assumido por Gó do Trombone e Três do Choro, que executarão um repertório de clássicos - o que inclui obras de Chico Buarque, Dorival Caymmi, Noel Rosa, Cartola, Pixinguinha e outros. Acompanham-no Dino Barione, Paulo Costa e Douglas Alonso. Mais informações sobre o Festival na internet: www.santoandre.sp.gov.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;