Cientistas dizem que universo nao se contrairá
27/04/2000 | 16:20

Nosso universo é provavelmente o que previam os modelos: é ``plano' e nao suficientemente denso para que cesse um dia sua expansao e comece sua contraçao, segundo uma equipe internacional de 36 cientistas cujos trabalhos foram publicados nesta quinta-feira na revista britânica Nature.

Duas hipóteses sobre a evoluçao se enfrentam depois que o astrônomo americano Edwin Hubble nos anos 20 determinou a expansao do universo medindo a velocidade da fuga das galáxias em todas as direçoes.

Ou a taxa de expansao do universo diminui lentamente e terminará por se deter, momento em que o universo entrará numa fase de contraçao, ou o universo seguirá para sempre em contínua expansao.

A verificaçao de uma das duas hipóteses depende de poder constatar a densidade da matéria do universo (superior ou inferior a uma certa ``densidade crítica').

Três parâmetros de base governam os modelos cosmológicos baseados na teoria da Relatividade: a taxa de expansao (relaçao entre a velocidade de expansao do universo e a distância), a densidade média da matéria no universo e a quantidade da ``outra energia', desconhecida, que contém.

Baseando-se nesses parâmetros, os cientistas especulam sobre a idade do universo e sua geometria.

Os cosmólogos contemplam assim três tipos de modelo: um espaço esférico e fechado de volume finito (correspondente a uma curva constante positiva), um espaço de curva negativa constante, aberta, hiperbólica, de volume infinito e um espaço de inexistente curvatura espacial, o modelo euclidiano aberto conhecido como de ``Einstein-de Sitter'.

Vários programas de estudos cosmológicos confirmaram nos dois últimos anos a possibilidade de que o universo se assemelhe mais ao modelo Einstein-de Sitter do que aos outros dois.