Automóveis Titulo
DNA francês domina
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
29/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Comparativo envolvendo hatches médios é sempre briga de cachorro grande. Se não bastasse a variedade de modelos dentro deste segmento, o equilíbrio em termos de preço, itens de série, desempenho, dimensões e conforto é cruel com qualquer um que se meta a confrontá-los.

Neste embate, colocamos na rinha quatro adversários de peso e representatividade no mercado. Todos em suas versões topo de linha. São eles: Citroën C4 Hatch Exclusive; Peugeot 307 Feline; Fiat Stilo Sporting Dualogic e Chevrolet Vectra GT-X Remix. Todos automáticos, com exceção do Stilo, que oferece transmissão automatizada.

E o pódio deste comparativo acabou dominado pelos representantes das marcas de origem francesa, com C4 no degrau mais alto, seguido pelo 307. Ligeiramente modificado, o GT-X ganhou fôlego e fechou na terceira posição, muito próximo do leãozinho. Por fim, o Stilo segurou a lanterna por possuir câmbio e design bastante defasados.

Porém, tendo o preço mais em conta, ele ainda tem armas para brigar no mercado.

VENCEDOR - O C4 Hatch levou a melhor por vários motivos, revelando uma superioridade convicta. A começar pelo visual, mais atual e moderno que os demais. As linhas arredondadas chamam a atenção e agradam.

O desempenho proporcionado pelo interessante bloco 2.0 16V flexível, o câmbio automático de quatro velocidades (opção de trocas manuais pela alavanca) e a suspensão rígida salientam o prazer ao dirigir.

Mas é no requinte que o Citroën salta aos olhos. Na versão topo de linha Exclusive não faltam mimos. São seis air bags, ar-condicionado digital de duas zonas, direção eletro-hidráulica, bancos revestidos de couro e sensor de estacionamento. Tudo de série!

Sua criptonita está no espaço interno para os ocupantes do banco traseiro. O preço de R$ 68,8 mil é outro ponto vulnerável do carro que na propaganda transforma-se em robô.

SURPRESA - Após o soar do gongo e os hatches partirem para a luta franca, o Peugeot 307 revelou suas armas. Apesar de estar presente nas ruas há um tempo e ter passado por uma reestilização em 2007, o design ainda agrada, exalando um ar de discrição e certo requinte.

Mesmo tendo o menor comprimento entre os quatro, tem entre-eixos idêntico ao do C4 e ao do Vectra, além de contar com a maior largura, oferecendo mais espaço. O porta-malas é o maior. O preço, porém, é só R$ 300 inferior ao do C4.

Com lista de equipamentos de série atraente, o 307 peca pela falta de um sensor de estacionamento. Destaques para direção hidráulica, ar-condicionado de duas zonas e teto solar de série.

Motor e câmbio são iguais aos do C4. Porém, por ajustes de suspensão e diferença de peso, o 307 tem um rodar mais firme e agradável.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;