Política Titulo Espelho
'Efeito Tiririca' motiva artistas na eleição

Em Diadema, Buiú tenta ser prefeito; Super Maluco e Taiguara concorrem a posto na Câmara

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
05/02/2012 | 07:45
Compartilhar notícia


Os 1.353.820 votos conquistados por Francisco Everardo Oliveira Silva, o humorista Tiririca (PR), para deputado federal impulsionaram candidaturas de artistas em Diadema. Edvan Rodrigues da Silva, o Buiú (PMN), do programa A Praça É Nossa; George Freitas, o Super Maluco (PCdoB); e o ator Taiguara Nazareth (PP), que participou da primeira edição da Casa dos Artistas, da minissérie Presença de Anita e do filme Salve Geral, disputarão cargos eletivos na cidade.

O sonho mais alto é de Buiú. Com passagens por PSB e PCdoB, o humorista briga pela sucessão do prefeito Mário Reali (PT). E ele não esconde que o efeito Tiririca pode ajudá-lo a surpreender na corrida eleitoral. "A população está clamando por renovação, por mudança. Os votos no Tiririca mostram isso. Vou para a campanha sem medo de ser feliz."

Buiú negocia para que os comediantes José Américo Niccolini e Ivan de Oliveira, que formataram a campanha de Tiririca, desenvolvam seu marketing eleitoral em Diadema. Mas ele assegura que sua intenção não é somente explorar o humor nas ruas. "Quero fazer uma campanha séria. Muita gente fala que eu não tenho experiência política e que por isso não posso ser prefeito. Mas a questão é que quem tem experiência política deixa a desejar", avalia.

Finalista do programa Qual é o Seu Talento, do SBT, e famoso por retirar cascas de coco com os dentes e quebrar melancias na cabeça, Super Maluco concorre pela primeira vez a uma cadeira na Câmara de Diadema. Cearense radicado há 22 anos na cidade, o artista é conselheiro popular de saúde e levará a área de atuação como bandeira nas ruas.

"O partido (PCdoB) me convenceu a disputar uma vaga na Câmara e aceitei o desafio. Tenho trabalho social em Diadema, não é só palhaçada. Quero mostrar que a política não é um grande circo como se apresenta. Há trabalhos sérios", discursa o candidato.

Outro que pleiteia uma cadeira no Legislativo é o ator Taiguara Nazareth, que em 2001 integrou o elenco da primeira edição da Casa dos Artistas, veiculada pelo SBT. Mas ele participou de ações políticas quando morou nos Estados Unidos. "Trabalho com crianças, tenho projetos com times de várzea da cidade, sou vinculado à cultura. Tenho trabalho para mostrar", garante o progressista, que coleciona passagem pelo PCdoB.

Atualmente fora da televisão, Taiguara avalia que a exposição na mídia pode auxiliar na campanha, porém ele diz que não vai basear sua candidatura pelos projetos artísticos que realizou. "Claro que, se aparecer uma novela na época da eleição. será bem melhor", admite.

 

GEISY ARRUDA
A hoje atriz Geisy Arruda, que ficou famosa por ter sido hostilizada por alunos da Universidade Bandeirante de São Paulo por ir à faculdade com vestido curto, foi sondada por diversos partidos políticos de Diadema para se candidatar ao Legislativo. Apesar dos convites, Geisy não estará na corrida eleitoral.

 

Frank e Batoré estrearam na política do Grande ABC

Dois artistas foram pioneiros no ingresso à política do Grande ABC. O vice-prefeito de São Bernardo e forrozeiro, Frank Aguiar (PTB), e o vereador de Mauá e humorista, Ivan Gomes, o Batoré (PP), estrearam no meio político da região.

Junto com o petista Luiz Marinho, Frank conquistou 237.617 votos em 2008. Dois anos antes, arrebatou 144.797 adesões e se elegeu deputado federal. Batoré, por sua vez, foi o terceiro candidato a vereador mais votado em Mauá em 2008, com 4.778 sufrágios, atrás somente de Atila Jacomussi (PPS, 8.432 votos) e Irmão Ozelito (PTB, 4.989 votos).

Os dois, porém, sofreram quedas em 2010. Frank não conseguiu renovar seu mandato de deputado, perdeu quase 100 mil votos em quatro anos - conquistou 46.154 sufrágios - e ficou como suplente do PTB na Câmara dos Deputados. Batoré também tentou cadeira no Congresso e, apesar da confiança no triunfo, teve 23.046 adesões e ficou longe de Brasília. "O Tiririca acabou ‘roubando' votos do Frank e meus. Claro que recebemos votos de protesto, mas o eleitor sabe que temos trabalho sério", analisa Batoré.

Após anunciar aposentadoria política e desistir de concorrer na chapa de reeleição de Marinho, Frank recuou e admite continuar em São Bernardo. Agora, no entanto, não conta com apoio do PT. Já Batoré tentará renovar seu mandato no Legislativo mauaense. Se conquistar boa quantidade de votos, concorrerá à Câmara dos Deputados novamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;