Cultura & Lazer Titulo
Rivais do Office somam 13 milhões de usuários
Paulo Basso Jr.
Do Diário do Grande ABC
22/10/2001 | 18:32
Compartilhar notícia


O consumidor de aplicativos de escritório não precisa mais se prender ao tradicional pacote Office da Microsoft, cujo preço da versão XP para uso doméstico, lançada em junho, chega a R$ 659. Somente na semana passada, três softwares gratuitos do gênero ganharam novas versões e, com isso, prometem abocanhar uma boa fatia do mercado dominado pela empresa de Bill Gates.

Juntos, os pacotes StarOffice, 602Pro Suite e EasyOffice já somam cerca de 13 milhões de usuários em todo o mundo. O número ainda é pequeno se comparado aos aplicativos do MS Office, que só no Brasil equipam 90% dos PCs, cerca de 10 milhões de usuários. Mas não se pode negar o crescimento dos programas freeware de escritório, que mesmo sem contar com campanhas mirabolantes de marketing ou serem pré-instalados em computadores antes do varejo, começam a incomodar o império de Gates.

Nessa disputa quem ganha é o consumidor, que cada vez mais tem à mão softwares variados. Avaliado pelo Diário, o EasyOffice 3.34, fabricado pela E-press Corp, mostrou-se uma grata surpresa.

A nova versão do pacote inclui processador de textos, planilha eletrônica, gerador de apresentações, gerenciador de contatos, programa de compactação de arquivos, software de controle financeiro e calculadora.

O EasyWord, processador de textos, e o EasySpreadsheet, editor de planilhas, mantêm compatibilidade parcial com os aplicativos do MS Office, item fundamental para quem quer migrar para os softwares de escritório gratuitos.

Todos os textos e gráficos testados pelo Diário abriram normalmente nos programas MS Word e MS Excel, respectivamente. A operação inversa também foi realizada com sucesso. Antes de transferir o arquivo, o usuário pode selecionar a opção Viewer para verificar se o documento gerado é ou não compatível com o software similar da MS.

Outra atração do EasyWord é a possibilidade de gerar arquivos na extensão .PDF. Além disso, o programa oferece recurso de leitura em áudio do documento.

No que se refere à interface, os aplicativos do EasyOffice são semelhantes aos programas da Microsoft. Algumas diferenças, porém, podem ser conferidas no tutorial ilustrado oferecido por todos os programas.

Como ponto negativo do EasyOffice estão os softwares de compactação (EasyZip) e de apresentações (EasyPresentations). Ambos apresentaram falhas na versão avaliada e não permitiram a realização de trabalhos completos.

O pacote EasyOffice está disponível para download no endereço www.e-press.com. Com 28 MB, o aplicativo exige como configuração mínima um PC com processador Pentium, Windows 9x/NT/2000/Me, 16 MB de RAM e 80 MB de espaço livre no HD.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;