Turismo Titulo
Lembranças de Viver a Vida
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
08/09/2011 | 07:48
Compartilhar notícia
Divulgação


Esta não foi a primeira vez que Jayme Monjardim desbravou a Terra Santa para dirigir cenas que invadiriam as casas dos telespectadores no horário nobre da Rede Globo. Dois anos atrás, o diretor já havia percorrido os principais cartões-postais de Israel para gravar os primeiros capítulos da novela Viver a Vida, de Manoel Carlos.

Na ocasião, o desafio começou com o nascer do sol às margens do lendário Mar Morto, que banha os litorais de Israel, Jordânia e Cisjordânia (leia texto na página 4). O local foi responsável por uma das mais belas tomadas internacionais do folhetim e por um banho sem igual: devido ao alto teor de salinidade (sete vezes maior que o do Mediterrâneo), as águas do lago que se forma 315 metros abaixo do nível do mar, no ponto mais baixo da superfície terrestre, não deixam que ninguém afunde. Não é preciso saber nadar e nem mesmo boiar para ter a sensação única de ler um jornal ou revista enquanto flutua feito uma rolha humana.

Em seguida, todo turista que se preza parte para o banho de lama, que integra o tratamento de rejuvenescimento e beleza da Terra Santa desde os tempos da rainha de Sabá. Até Cleópatra teria visitado o local para cuidar da pele.

Além do Mar Morto, Thiago Lacerda e Rodrigo Hilbert gravaram cenas em que os amigos Bruno e Felipe passeavam e viviam aventuras em locações de inestimável valor histórico e religioso, como o Santo Sepulcro, o Muro das Lamentações, a Igreja das Lágrimas e o Monte das Oliveiras. As atrizes Thianna Bialli e Natasha Hyadt também gravaram em Jerusalém como acompanhantes dos aventureiros.

Repositório de quase 4.000 anos de experiência humana, a cidade é considerada uma das mais sagradas para judeus, cristãos e islâmicos. "Jerusalém tem a energia de muitas culturas, crenças e povos reunidos num só lugar. O que mais me impressiona é ver que é possível essa convivência", observou Thiago Lacerda ao retornar da Terra Santa.

Foi no Santo Sepulcro que o elenco mais se comoveu. "Me emocionei muito quando o visitamos. Israel é um lugar mágico, maravilhoso", contou Rodrigo Hilbert.

Todo ano, milhares de peregrinos cristãos seguem a Via Crúcis cumprindo o trajeto que Jesus teria percorrido carregando a própria cruz. A Igreja do Santo Sepulcro, no alto do Monte Calvário (o bíblico Gólgota), é o lugar mais sagrado da cristandade, onde se deu a crucificação, o sepultamento e a ressurreição do Cristo.

"Posso dizer que a gravação em Israel teve muito conteúdo espiritual. Não só eu como toda a equipe se emocionou muito", concluiu Monjardim, que ao final de 46 dias de gravação no Exterior, reuniu a equipe para brindar o material incrível que colheu vivendo a vida na Europa e no Oriente Médio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;