Internacional Titulo
Ex-membro do IRA eleito deputado na Irlanda
Do Diário OnLine
18/05/2002 | 18:41
Compartilhar notícia


Martin Ferris, um ex-militante do Exército Republicano Irlandês (IRA), que passou dez anos na prisão por tráfico de armas, foi eleito deputado na Irlanda, tornando-se o segundo deputado do seu partido, Sinn Fein, a ser eleito no país.

Ferris, 50 anos, eleito na circunscrição do norte de Kerry, prometeu trabalhar pela "resolução dos conflitos", mas também pela unidade da ilha da Irlanda. Disse ainda que não tem que "pedir desculpa alguma" por defender essa causa.

Martin Ferris obteve a segunda posição nessa circunscrição irlandesa, na qual haviam três vagas, com 10.016 votos, contra os 10.285 do candidato do Fianna Fail, partido do primeiro-ministro irlandês Bertie Ahern, Tom McEllistrim.

O ex-militante se referiu em seu discurso de agradecimento a seus eleitores seu passado de militante do IRA, a principal formação paramilitar católica da Irlanda do Norte, do qual o Sinn Fein é o braço político.

"Há 32 anos, comecei uma batalha pela igualdade, a justiça e a paz, e durante muitos anos não existiam outras soluções além do sofrimento do nosso povo".

O primeiro candidato eleito do Sinn Fein foi Sean Crowe, nas eleições legislativas celebradas sexta-feira na Irlanda.

O Sinn Fein, que só tem um deputado no atual Parlamento irlandês, registrou um importante avanço nestas eleições, com 7% dos votos segundo uma pesquisa de boca de urna. O partido pode eleger seis deputados. Os resultados definitivos devem ser divulgados na noite de domingo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;