ouça este conteúdo
|
readme
|
Sao muitos cavalos, e todos bem rebeldes, com preços que revelam a aptidao para espécimes de luxo. O A3 de 180 cv custa R$ 52.650, quase R$ 6 mil a mais que a versao imediatamente inferior de 150 cv, que continua a ser fabricada. Já o S3 de 210 cv paga o preço por ser importado e nao custa menos que R$ 96.525.
Até o momento, o A3 mais potente era o 1.8 T de 150 cv. A montadora repotenciou o motor de 20 válvulas, conseguindo retirar dele mais 30 cv. Para isso, os engenheiros da planta de Sao José dos Pinhais (PR), onde ele será fabricado, reescalonaram o chip de injeçao e a pressao na turbina.
Rendendo 180 cv, o novo A3 nao tem concorrentes à altura. Nenhum outro compacto nacional oferece essa potência ou trabalha nesse patamar de performance. Já entre os importados, é possível pensar no Citröen Xsara VTS 2.0 16 V, que oferece 168 cv a um preço de R$ 49.940. Outro importado, o BMW 323 TI Sport, se aproxima em desempenho ao oferecer 170 cv, mas custa R$ 72,5 mil, quase R$ 20 mil a mais.
Só por curiosidade: o nacional mais potente é o Golf GTI 1.8 Turbo, com 150 cv, que faz sombra à versao inferior, de 150 cv, obviamente. Seu preço também nao pode ser considerado item comparativo: R$ 43.380 ou quase R$ 10 mil a menos que a nova versao A3.
Os carros turbinados sao agressivos por natureza, característica que o A3 150 cv já possuía. O ganho de potência acentuou essa personalidade. Com torque de 23,5 kgfm a partir dos 1.950 rpm, o A3 180 cv responde prontamente às solicitaçoes do motorista, que precisará apenas encontrar um local seguro para chegar a velocidade máxima divulgada pela fábrica: 225 km/h. Ainda de acordo com a montadora, o modelo leva 7,2 segundos para chegar aos 100 km/h partindo da imobilidade.
O A3 180 cv consegue andar grudado ao chao graças ao controle de traçao ASR, que cuida para que as rodas traseiras acompanhem a traçao dianteira, e aos freios ABS, que contam com o sistema EBD (eletronic brake force distribution) de controle de pressao.
Importado - Além do preço turbinado pela defasagem cambial (quase R$ 100 mil), o S3 se destaca pela potência, que condicionou a instalaçao da sexta marcha na caixa de câmbio.
Além disso, o modelo é excepcional por possuir duplo intercooler, que aumenta a capacidade de combustao por elevar a taxa de oxigênio na alimentaçao do propulsor. O resultado é um delicioso aumento de desempenho.
O S3 ainda conta com aceleraçao eletrônica, que aumenta a fidelidade dos comandos. n
A jornalista viajou a convite da Audi
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.