Internacional Titulo
Belgrado quer entregar Milosevic ao tribunal internacional
Das Agências
20/06/2001 | 11:56
Compartilhar notícia


As autoridades reformistas iugoslavas tentam entregar o ex-presidente Slobodan Milosevic ao Tribunal Penal Internacional (TPI). Com esse objetivo, poderão evitar o Parlamento federal, hostil ao projeto.

O parlamento iugoslavo vai se reunir na quinta-feira, quando se pronunciará sobre o projeto de lei de cooperação com o TPI, elaborado pelos partidários do presidente Vojislav Kostunica.

O jornal "Glas Javnosti" disse nesta quarta-feira que a sessão parlamentar poderá ser adiada, já que os deputados da coalizão de Kostunica (DOS) não têm chance de conseguir a aprovação do projeto. A DOS dispõe apenas de maioria relativa no parlamento iugoslavo e enfrenta a recusa do Partido Socialista Popular (SNP) de Montenegro em votar a lei.

Desde a sua criação, em 1992, a República Federal da Iugoslávia é formada pelas repúblicas de Sérvia e Montenegro e cada uma dessas três entidades conta com um presidente, governo e Parlamento. A legislação referente às relações de Belgrado com a comunidade internacional, que inclui a cooperação com o TPI, corresponde ao Parlamento Federal.

Devido à situação de bloqueio, os responsáveis da DOS pensam em não submeter aos deputados federais seu projeto de lei, que abre caminho para a extradição de Milosevic para Haia, sede do TPI. O tribunal acusa o ex-presidente de crimes de guerra cometidos em Kosovo e a comunidade internacional condiciona boa parte da sua ajuda financeira à Iugoslávia à entrega de Milosevic a Haia.

Segundo o jornal "Glas Javnosti", entre 2 mil e 5 mil corpos foram transportados de Kosovo para a Sérvia por ordem de Slobodan Milosevic, com o objetivo de evitar a investigação do TPI. De acordo com Dragan Vitomirovic, diretor da "Revista Criminal de Timok", "muitos corpos foram incinerados nas fábricas da Sérvia. Mas a maioria foi enterrada perto de um antigo centro policial, em Batajnica", a 15 quilômetros do centro de Belgrado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;