Turismo Titulo
Selva adentro
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
25/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Muitos turistas procuram o Amazonas para estreitar os laços com a natureza. Alguns levam essa premissa bastante a sério se hospedando em hotéis de selva. Não se trata de casa do Tarzan ou refúgio de sobreviventes em meio à floresta. Verdadeiros resorts pontuam a mata como abrigo de endinheirados.

O Ariaú Amazon Towers é um deles. O complexo utiliza modernas técnicas de turismo ecológico, proporcionando emoções da floresta com segurança e guias da própria região, numa rara situação de integração homem-natureza.

O hotel está localizado numa área de reserva ecológica, encravada no coração da Amazônia, totalmente preservada em sua biodiversidade de fauna e flora, possuindo como piscina um lago natural com bar flutuante. A construção - técnica dos nativos da região - consiste em sistema de passarelas formadas por palafitas que resistem às cheias do verão amazônico. Entre os hóspedes ilustres que o hotel já recebeu estão o cantor Sting, o ex-presidente norte-americano Bill Clinton e a cantora canadense Alanis Morrisette.

Devido à estrutura singular, o hotel integra-se com toda a vida selvagem existente na selva amazônica, como macacos de diversas espécies, araras, papagaios, botos-cor-de-rosa, entre outros. O local já foi set de filmanges do filme Anaconda, base de operações dos reality-shows Survivor, da CBS norte-americana, e La Selva de los Famosos, do canal espanhol Antena 3.

Dentro do hotel saem excursões para casas de nativos, caminhadas na selva, pescas de piranha, observação de animais de hábitos noturnos, interação com botos-cor-de-rosa, sobrevoo panorâmico, encontro das águas, visitas a tribos indígenas, andar de carrinhos elétricos sobre as passarelas, passeios de sobrevivência na selva e visitas às comunidades locais.

PRESIDENTE FIGUEIREDO - A cidade é uma das belezas que não podem ficar de fora do roteiro de quem vai a Manaus. A 107 quilômetros da capital, Presidente Figueiredo é conhecida como a terra das cachoeiras, com mais de 100 quedas d'água e dezenas de cavernas. Uma das mais famosas é a Cachoeira de Iracema. Uma passarela de madeira no meio da floresta leva à trilha, margeando o Rio Urubuí.

Outro cartão-postal é a Cachoeira da Pedra Furada. A queda, de 10 metros de altura, atravessa o buraco na rocha e forma uma piscina. O paraíso, no entanto, tem acesso complicado para sedentários. O acesso é feito pelo Km 57 da Rodovia AM-240 para Balbina. De lá, são mais 63 quilômetros de carro e cinco por trilha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;