Política Titulo
Frente S.Bernardo pode rachar
Vinícius Casagrande
Da Redaçao
17/05/2000 | 07:42
Compartilhar notícia


  A Frente Sao Bernardo teve nesta terça seu primeiro indício de racha. O presidente do PDT, Sadi Lopes, declarou que será candidato a prefeito. Sadi afirmou que tentará o apoio da Frente, mas que, se seu nome nao for o escolhido, se lançará candidato apenas com o apoio do partido.

O nome mais cogitado para ser o candidato da Frente é o do empresário Carlos Pastoriza (PSDB). Sadi afirmou nesta terça que nao pretende se aliar com o tucano por divergências ideológicas. "Sou um socialista trabalhista e nao vou me aliar a neoliberal. Além do mais, ele tem um problema judicial e nem sequer sabe se poderá ser candidato", afirmou.

Para Pastoriza, o anúncio é apenas uma manobra política para tentar fortalecer a posiçao do PDT na Frente. "Cada um quer o maior espaço possível e isso é uma estratégia. Isso é ótimo, pois mostra a força que a Frente vem ganhando. Nao acho que vamos ter um racha. Há uma consciência de que juntos teremos muito mais força", declarou.

O presidente do PPB, Edwiges Cardoso, nao acredita que Sadi se lance candidato sozinho. "O Sadi nao está regulando bem. Isso é apenas fumaça. Ele é um homem inteligente e nao acredito que vai fazer isso", disse. Cardoso afirmou que seu apoio será para Pastoriza. "Mas ainda nao temos nada definido. O nome só será divulgado quando houver um consenso de todos os membros da Frente."

Outro partido que declarou apoio ao tucano foi o PST. O presidente do partido, Luciano Galache, afirmou que Pastoriza também deverá ter o apoio dos demais partidos da Frente. "Tranqüilamente os outros também vao apoiar o Pastoriza. Politicamente o Sadi nao tem nada. Ele está doente", declarou.

O presidente do PRP, Arnon Moro, tem uma opiniao diferente. Para ele, o melhor candidato seria o ex-deputado estadual Waldir Cartola (PTB). "Acredito que vamos ter mais chances se o Cartola for candidato a prefeito e o Pastoriza, vice." Porém, Moro nao descartou a possibilidade de lançar o pedetista candidato. "O Sadi também tem força. Nao temos preferência por nenhum", afirmou.

A Frente foi formada há um mês para possibilitar uma nova opçao aos eleitores da cidade. Hoje, conta com o apoio de seis partidos (PSDB, PDT, PTB, PPB, PST e PRP), mas espera divulgar nos próximos dias a adesao de outros quatro. "Estamos nos fortalecendo e vamos chegar a dez partidos", afirmou Galache.

Para disputar as eleiçoes proporcionais, o bloco espera lançar cerca de 120 candidatos. "Deveremos ter três coligaçoes com chapa completa (42)", disse Pastoriza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;