Internacional Titulo
Israel ameaça cortar os contatos com a Autoridade Palestina
Da AFP
15/02/2006 | 11:28
Compartilhar notícia


Israel acentuou nesta quarta-feira as pressões sobre a Autoridade Palestina ao ameaçar cortar os contatos com qualquer instância governamental sob o controle dos radicais do Hamas.

"Isto significa que não faremos transferências de dinheiro nem permitiremos o deslocamento dos dirigentes das mesmas instâncias", acrescentou uma fonte da presidência do Conselho israelense fonte, que pediu anonimato.

Ele destacou que o governo adotou a posição do juiz da Suprema Corte, Michael Heshin, segundo a qual a Autoridade Palestina deve ser considerada uma "entidade inimiga" depois da vitória do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) nas eleições legislativas palestinas de 25 de janeiro.

No entanto, afirmou que Israel pretende manter os contatos com as instâncias vinculadas exclusivamente ao presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, numa referência aos serviços de segurança.

O ministro da Defesa, Shaul Mofaz, ameaçou cortar os contatos com a Autoridade Palestina caso o Parlamento palestino, convocado para uma sessão no próximo sábado, eleja um deputado do Hamas como presidente da Câmara.

Mofaz opinou que os palestinos votaram no Hamas como forma de rejeição à corrupção na Autoridade Palestina, não porque aprovam a ideologia do Hamas, que prega a destruição de Israel.

Também declarou que não se observa nenhum sinal de moderação na ideologia do Hamas nem em sua recusa de reconhecer Israel. Ele indicou que as medidas de pressão do Estado hebreu "podem levar a novas eleições palestinas".

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;