Nacional Titulo
CD-rom conta história do CNPq
Do Diário do Grande ABC
15/04/1999 | 17:15
Compartilhar notícia


Responsável nesta quinta pela política nacional de ciência e tecnologia, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi criado, em 1951, com uma funçao específica: desenvolver a pesquisa nuclear no Brasil e deter o know-how dessa tecnologia para fins energéticos e bélicos. A informaçao está no livro e cd-rom Inventário Sumário do Arquivo CNPq, lançado nesta quinta no Museu de Astonomia e Ciências Afins (Mast), no Rio.

O inventário possui 40.662 documentos, desde a criaçao do CNPq, em 1951, até meados da década de 70, com a transferência da sede da entidade para Brasília. "É uma maneira de divulgar e tornar mais acessível a documentaçao do acervo do CNPq, criando uma nova área de pesquisa: a história da ciência", diz o coordenador do projeto e chefe do departamento de Informaçao e Documentaçao do Mast, Alfredo Tolmasquim.

Entre os documentos, destacam-se aqueles referentes à formulaçao da política nacional para o setor de ciência e tecnologia e o motivo da criaçao do CNPq.

"Em 51, existia uma preocupaçao com o desenvolvimento da energia nuclear no Brasil, e o CNPq, que era vinculado diretamente à Presidência da República, foi criado justamente para desenvolver essa pesquisa, como mostram os documentos", revela Tolmasquim.

"Em alguns momentos, é possível notar que se queria deter o know-how da tecnologia nuclear, que poderia ser usado para fins energéticos ou nucleares", afirmou. Depois, o CNPq desvinculou-se dessa funçao, que passou a ser atribuiçao do Conselho Nacional de Energia Nuclear. Nesta quinta, o CNPq é vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). "Nao é um arquivo apenas administrativo." O inventário possibilitará aos pesquisadores do País maior facilidade para encontrar documentos que antes estavam praticamente inacessíveis.

O acervo do Mast também traz fotografias. "É um registro da trajetória da própria atividade da pesquisa no País", conclui o pesquisador. O livro, com o cr-rom, custa R$ 12. Encomendas pelo telefone (021) 589-4965.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;