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Tecnologia faz diferença
Wagner Oliveira
Enviado a Curitiba (PR)
20/04/2011 | 07:21
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Você já pensou que o pneu, além de proporcionar maior segurança, pode melhorar o nível de conforto, desempenho e rendimento do seu carro? Pois pode muito mais. Com tecnologia de ponta e preços a partir dos R$ 200, produtos que chegam ao mercado nacional ainda prometem elevar em até 15% a vida útil de rodagem, que se aproxima dos inacreditáveis 70 mil quilômetros - muitos modelos atualmente chegam aos 40 mil quilômetros em frangalhos, principalmente nas esburacadas ruas e estradas brasileiras.

Pudemos constatar o avanço em pneumáticos produzidos pela alemã Continental - uma das gigantes multinacionais do setor que atuam em escala global. O nome de seu mais novo produto é o ContiPowerContact, apresentado à imprensa sul-americana na semana passada em Curitiba.

O pneu foi desenvolvido pelo centro de pesquisa da matriz para atender às condições de rodagem do Brasil e países vizinhos. As variações de temperatura, composição do asfalto ou concreto, tipo de veículo mais utilizado em nossos mercados (compactos) foram levadas em conta no estágio do desenvolvimento. O resultado final surpreende e dá a dimensão do quanto é importante ter um componente tecnologicamente avançado.

Mesmo com a pista molhada, o carro que utiliza o ContiPowerContact fica preso ao chão. A impressão é que o veículo testado embarca tecnologia eletrônica, como o ESP, que evita derrapagens e melhora a estabilidade.

A Continental diz que não: o resultado é fruto do seu trabalho em pesquisas de laboratório, que melhoraram a composição química e o traçado do pneu, menos sujeito a deformações em manobras que exigem mais da estrutura do produto.

Para deixar isso bem claro, ofereceu um veículo com característica idêntica, desta vez calçado com pneus concorrentes num estágio de desenvolvimento anterior ao seu.

O comportamento na direção mudou completamente. O veículo testado tem a tendência maior de sair de frente e traseira. Você pensa em quanto um produto mais avançado seria útil numa situação crítica tanto na estrada como na cidade. Pode até evitar uma fatalidade.

PIRELLI - Outra gigante do setor, a italiana Pirelli também apresentou sua solução para reduzir níveis de ruído e emissões e, com o melhoramento do pneu, deixar o veículo com desempenho melhor e mais econômico.

Com a durabilidade até 15% maior, os novos Cinturato P1, Cinturato P7 e Scorpion Verde All Season prometem reduzir o número de trocas dos jogos - compensando o custo maior dos novos produtos. O preço fica entre 3,5% e 5% superior aos concorrentes.

 




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