Internacional Titulo
Rússia: Otan usa armas proibidas pelo direito internacional
Do Diário do Grande ABC
09/04/1999 | 15:55
Compartilhar notícia


As armas ``de componentes radioativos' que, segundo o ministro russo das relaçoes exteriores, Igor Ivanov, sao utilizadas pela Otan na Iugoslávia, sao armas proibidas pelo direito internacional, afirmaram os especialistas russos citados pela agência Itar-Tass. Para eles trata-se ``de obuses, de bombas de aviaçao e mísseis que foram utilizados pela primeira vez desde as operaçoes na área do Golfo'.

Uma versao modificada e aperfeiçoada dessas armas foi empregada depois pelos avioes americanos e alemaes (Tornado) na Bósnia-Herzegovina, segundo os experts. Essas armas contêm combustível nuclear usado por navios de guerra e centrais nucleares, mesclado com substâncias ancias explosivas.

No momento da explosao, esses componentes radioativos se difundem no ar, na terra e na água. A despoluiçao é difícil de realizar e custosa, levando em conta a grande superfície da área, dizem os experts russos.

``Se se leva em conta que a desintegraçao radioativa levará dezenas de anos, uma grande parte da Europa será quase inabitável', concluíram. Experts militares franceses, interrogados, estimaram que os russos poderiam se referir a um tipo de obus que contém urânio empobrecido, uma substância de escassa radiotoxicidade e nao proibida pelas leis da guerra.

Segundo um expert francês, os canhoes GAU-8 Avenger dos avioes ``destruidores de tanques' A-10 disparam obuses de 30 mm, um dos quais contém com efeito uma submuniçao, de elevada capacidade de penetraçao, fabricada a partir de urânio empobrecido.

A utilizaçao de urânio empobrecido permite, segundo ele, uma capacidade de penetraçao das blindagens de aço mais resistentes, superior às de outros metais como o tunguestênio.

Vários países da Otan, entre eles a França com o obus 120 mm de flecha de urânio empobrecido do tanque Leclerc, utilizam este tipo de muniçao.

Segundo o ministério francês da defesa, o urânio 238 empobrecido ``nao apresenta entretanto riscos significativos e nao constitui uma substância proibida em relaçao à legislaçao internacional ou européia'.

A Otan desmentiu nesta sexta que utilizou armas de componentes radioativos em seus bombardeios na Iugoslávia. ``Nao usamos nenhuma arma radioativa', afirmou o porta-voz da Otan Jamie Shea, interrogado a respeito das declaraçoes do chefe da diplomacia russa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;