Nacional Titulo
Índios vão interromper extração de diamantes em RO
Da Agência Brasil
30/04/2004 | 18:42
Compartilhar notícia


Três caciques Cinta-Larga participaram nesta sexta-feira, na sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Cacoal (Rondônia), de uma reunião com delegados da Polícia Federal, e representantes do Ministério Público Federal. No encontro, Nacoça Pio, João Bravo e Pandaré se comprometeram a paralisar as operações de extração de diamantes e a evitar qualquer tipo de confronto com garimpeiros.

Em nota à imprensa, a direção da Funai voltou a afirmar que os Cinta-Larga denunciaram a existência de um grupo de 20 garimpeiros na reserva indígena Roosevelt. Nessa região, há 20 dias, um confronto resultou na morte de 29 pessoas. A PF (Polícia Federal) e a Funai, no entanto, ainda não localizaram os supostos invasores.

Representante do Sindicato dos Garimpeiros de Espigão D’Oeste, o garimpeiro Francisco Chagas conta que a entidade foi avisada, nesta semana, da entrada de 30 homens na reserva. “Outros 100 chegaram lá antes do conflito e continuam desaparecidos. Não sabemos dizer se realmente houve nova invasão. Mas que ainda tem garimpeiro lá, vivo e morto, isso temos certeza", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;