Política Titulo
Deputado propoe fim do imposto de renda
Do Diário do Grande ABC
27/03/1999 | 17:49
Compartilhar notícia


Entre as várias propostas de reforma tributária que circulam na Comissao Especial do Congresso, a mais discutida é a do ex-deputado Luís Roberto Ponte que propoe, entre outras coisas, o fim do Imposto de Renda. O empresariado brasileiro, porém, defende a proposta do governo apenas com algumas mudanças.

Ponte acusa o Imposto de Renda de ser um imposto indireto que acaba pesando no bolso dos trabalhadores mais humildes. ``O que é melhor: cobrar imposto sobre uma parcela da renda que pode ser poupada ou sobre o consumo de bens supérfluos, poluentes, ou de onerosos custos para o país?', pergunta. A proposta do ex-deputado é a criaçao de um imposto sobre transaçoes financeiras (ITF) com alíquota de 0,5%, um imposto sobre o consumo ou produçao (ICP), um sobre comércio exterior (ICE), outro sobre a propriedade imobiliária (IP) e a contribuiçao social sobre os ganhos dos segurados.

A Federaçao das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) apresentou terça-feira uma proposta de reforma tributária que incorpora o imposto seletivo e o IMF. Os empresários defendem, porém, uma idéia que também é defendida por técnicos da Receita Federal: uma alíquota única para o Imposto de Renda das pessoas físicas e empresas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;