Internacional Titulo
Alemanha aprova a continuação de suas tropas no Afeganistão
Da AFP
12/10/2007 | 15:14
Compartilhar notícia


Os deputados alemães aprovaram em massa nesta sexta-feira a prolongação da permanência de suas tropas no Afeganistão, contra a vontade do povo, que não acredita mais no sucesso da operação militar internacional.

Em alguns meses, o Afeganistão se tornou a preocupação internacional número um da classe política alemã: a retomada da influência dos talibãs e a intensificação das violências vêm levando alguns representantes a pedir o fim do engajamento e outros a defender o reforço de seu contingente.

Na votação, 453 dos 580 deputados aprovaram a medida. No total, 79 deputados, principalmente da esquerda ex-comunista, votaram contra a manutenção das tropas, e 48 deputados se abstiveram, dos quais a maioria do Partido Verde. Estes últimos refletem a opinião de 61,1 % dos alemães, que não querem que os militares alemães continuem no Afeganistão, segundo pesquisa publicada nesta sexta-feira.

Diante da indignação popular, o chefe do grupo parlamentar SPD Peter Struck lançou um apelo à chanceler Angela Merkel para que visite o Afeganistão para mostrar aos alemães porque o país está engajado nesta missão, com três mil homens e seis aparelhos Tornado, sem contar os formadores da Polícia e colaboradores civis.

Assim, Struck criticou implicitamente a chanceler por não ter visitado o Afeganistão em dois anos de governo.

Os dirigentes alemães querem rediscutir na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) o conceito global da intervenção internacional. Para a Alemanha, a reconstrução civil e a operação militar devem andar juntas, evitando ao máximo as vítimas civis.

Mas a voz alemã não pesa necessariamente muito na Otan: os alemães, que têm a responsabilidade do norte mais tranqüilo do país, estão submetidos a pressões constantes de seus aliados para se comprometer no sul onde ocorrem os combates.

A Alemanha se nega a ultrapassar esta linha vermelha, alegando que os instrutores alemães formam soldados afegãos, mas no norte.

O representante especial da ONU (Organização das Nações Unidas) no Afeganistão, o alemão Tom Koenigs, afirmou nesta sexta-feira, em entrevista ao jornal Passauer Neue Presse, que as disputas internas na Alemanha sobre o compromisso no Afeganistão reforçam os talibãs.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;