Internacional Titulo
Foguete americano será lançado com motor russo
Do Diário do Grande ABC
15/05/2000 | 16:14
Compartilhar notícia


Em outro gesto simbólico que enterra a Guerra Fria, o foguete que serviu de primeiro projétil balístico intercontinental dos Estados Unidos e que pôs em órbita John Glenn partirá impulsionado por um motor do antigo inimigo.

O Atlas III, da Lockheed Martin, será o primeiro foguete de fabricaçao americana que usará propulsao russa e seu lançamento estava previsto para esta segunda-feira.

A missao conjunta foi saudada por especialistas russos e americanos. 'Tudo isso devia ter acontecido muito antes', disse Vladimir Chvanov, primeiro subdiretor-geral da NPO Energomash, fabricante do motor.

Depois de mais de 550 lançamentos do Atlas, este foguete híbrido está pronto para partir com um satélite de comunicaçoes a bordo.

O Atlas III devia ter sido lançado em 1999, mas a missao foi adiada depois que um competidor teve um lançamento falido usando componentes similares. Após isso, o cliente que ia financiar a carga desistiu e a Lockheed Martin lutou para conseguir outro satélite para lançar, missao difícil, levando em conta a alta taxa de fracasso dos foguetes em sua estréia.

A direçao da Lockheed Martin destaca que procurou no mundo o melhor motor de foguete para impulsionar sua nova versao do Atlas. O ganhador, em 1995, foi o NPO Energomash, perto de Moscou, fabricante dos motores que lançaram o primeiro satélite Sputnik, o primeiro cosmonauta, Yuri Gagarín, e mais de 2.300 lançamentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;