Política Titulo Disputa
Vice governista depende da oposição em S.Caetano

Gilberto, Cicaroni e Minciotti são cotados para compor chapa

Cynthia Tavares
do Diário do Grande ABC
03/02/2012 | 07:23
Compartilhar notícia


A estratégia do grupo do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), para a composição majoritária começa a ganhar forma. Apesar da indefinição do nome que vai encabeçar a chapa - a favorita é a assessora especial de Ação Social, Regina Maura Zetone (PTB) - nos bastidores são recorrentes as informações acerca do perfil ideal para a vaga de vice.

A conjuntura e a escolha passam pelo desempenho da oposição nas pesquisas realizadas próximas às convenções partidárias, em junho. A principal preocupação é com Paulo Pinheiro (PMDB), pré-candidato ao Paço e dissidente do governo. A avaliação é a de que o peemedebista rouba votos do candidato da administração.

No reduto governista, três despontam na corrida pela vaga de vice, sendo que dois deles ainda sonham em angariar o comando da chapa. O secretário de Esportes e Turismo, Gilberto Costa (PTB), é apontado como o companheiro de Regina se Pinheiro aparecer bem colocado. O petebista é puxador de votos. Em 2008, ele foi o vereador mais votado da cidade, com 5.883 sufrágios.

Porém, Gilberto não quer saber de outra possibilidade se não a vaga ao comando do Executivo. "Fui para o PTB na condição de encabeçar a chapa. Se fui neste pensamento, só vou descartar quando não tiver mais jeito", salienta.

Desde o ano passado, o secretário tem encomendado pesquisas para comprovar seu potencial aos governistas.

A segunda opção também é integrante do primeiro escalão do Executivo. O chefe de Gabinete de Auricchio, Luiz Antonio Cicaroni (PP), é o favorito caso a oposição não permaneça em situação ameaçadora. A avaliação é a de que o progressista é pragmático e somaria de maneira consistente no programa de governo. Seu trabalho de atendimento aos munícipes diariamente na Prefeitura reforça o favoritismo. "Estar em contato com a população ajuda, mas é o grupo que vai analisar o perfil mais adequado", pondera.

Figura que corre por fora, mas que registra crescimento na discussão, é o reitor da Universidade Municipal de São Caetano, Silvio Minciotti (PSDB). A aliança seria benéfica por conta do bom trânsito do tucano na Educação. "O partido tem potencial para oferecer bom nome. Tudo depende do prefeito", analisa, ao citar o secretário de Segurança, Moacyr Rodrigues, e o ex-prefeito Antônio José Dall'Anese como opções tucanas à vice.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;