Internacional Titulo
ELN pede soluçao diferente do Plano Colômbia
Do Diário do Grande ABC
06/09/2000 | 14:19
Compartilhar notícia


O chefe militar da guerrilha esquerdista do ELN (Exército de Libertaçao Nacional), Antonio García, pediu aos cinco países mediadores do processo de paz com o Governo que favoreçam uma soluçao negociada para o conflito interno armado que seja diferente do Plano Colômbia.

García reiterou a recusa de sua formaçao ao citado plano, explicando que o mesmo é ``uma ingerência norte-americana na sociedade colombiana.'

O Plano Colômbia é uma estratégia elaborada pelo presidente Andrés Pastrana para combater o narcotráfico, impulsionar as negociaçoes de paz com as guerrilhas esquerdistas, reativar a economia e promover o desenvolvimento social nas comunidades pobres, e tem um custo total de US$ 7,5 bilhoes, dos quais Washington contribuirá com US$ 1,3 bilhao de dólares, representados majoritariamente por equipamentos e treinamento militar.

O chefe militar do ELN (guevarista), a segunda guerrilha do país com 5 mil combatentes, também advertiu que ``se nao forem ouvidas as vozes de crítica', a forma de resistência ao Plano Colômbia será a de convocar ``a unidade do movimento revolucionário'.

Além do ELN, no país opera a guerrilha marxista das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), a mais antiga e militarmente melhor equipada com 12 mil homens, e que há vinte meses tenta negociar com o Governo.

A comissao internacional para o processo de paz é formada por diplomatas de Cuba, Espanha, França, Noruega e Suíça.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;