Nacional Titulo
Avião da TAM reduziu velocidade antes do choque, dizem deputados
Do Diário OnLine
24/07/2007 | 16:58
Compartilhar notícia


Os deputados Efraim Filho e Marco Maia, integrantes da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Crise Aérea, que estão nos Estados Unidos acompanhando a perícia da caixa-preta do Airbus da TAM, afirmaram nesta terça-feira que a aeronave chocou-se com o terminal de carga da companhia aérea a 175 km/h e em seguida explodiu.

De acordo com as informações repassadas pelos deputados, o avião tocou na pista do aeroporto de Congonhas com a velocidade padrão – em torno de 240 km/h e 222 km/h. Caso estes dados sejam confirmados, a redução da velocidade entre o momento em que o avião tocou o solo e o choque no prédio seria de cerca de 24%.

Estas informações são parte dos primeiros dados retirados da caixa-preta do Airbus da TAM  pelos técnicos do NTSB (National Transportation Safety Board).

Segundo o deputado Marco Maia, os peritos americanos não encontrarão muitas dificuldades para transcrever o conteúdo do equipamento porque ele está preservado e poderá ser completamente aproveitado.

O parlamentar ainda informou que a caixa-preta de dados contém 580 itens, enquanto a de voz preservou cerca de 30 minutos de conversas entre o piloto, o co-piloto e a torre de controle.

Os deputados retornam ao Brasil nesta quarta-feira. Eles apresentarão à CPI um relatório das atividades realizadas nos três dias em que estiveram nos Estados Unidos.

Engano - Na tarde de segunda-feira, os parlamentares chegaram a dizer, durante uma entrevista coletiva, que as informações obtidas na transcrição da caixa-preta mostravam que o piloto da TAM não tentou arremeter (decolar novamente) ao perceber que não conseguiria frear a aeronave.

Mais tarde, eles voltaram atrás e disseram que se basearam apenas em informações preliminares, colhidas ainda no local do acidente por investigadores da Aeronáutica no Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;