Internacional Titulo
Milhares de fiéis rezam por João Paulo II no Grande ABC
Ana Carolina Rodrigues, Arthur Lopez e Gabriel Batista
Do Diário do Grande ABC
04/04/2005 | 13:50
Compartilhar notícia


Milhares de fiéis participaram domingo, ao longo do dia, das celebrações em homenagem ao papa João Paulo II nas paróquias do Grande ABC. Nem o forte calor da noite impediu que fiéis lotassem a missa das 19h na Catedral do Carmo, em Santo André, inclusive os corredores laterais,. Muitos ficaram do lado de fora da igreja. A cerimônia celebrada pelo bispo da Diocese da cidade, Dom Nelson Westrupp foi marcada por muita emoção e reconhecimento ao trabalho do sumo pontífice da Igreja Católica. “Esta noite tem o objetivo de celebrar a eucaristia em sufrágio à morte de nosso querido papa João Paulo II. Temos certeza de que a misericórdia de Deus acolheu o papa porque ele foi um exemplo grandioso de fé”.

Com quase uma hora e meia de duração, a celebração convocou os fiéis a continuar rezando pelo pontífice. Durante a cerimônia, Dom Nelson citou trechos do discurso escrito por João Paulo II e que deveria ser lido nesta segunda-feira, Domingo da Divina Misericórdia, data que simboliza a ressurreição para a Igreja Católica. “Às vezes a humanidade parece perdida, dominada pelo mal, mas o Senhor ressuscitado oferece seu amor que perdoa e reconcilia”, dizia o texto.

O professor de Educação Física Rogilson Lima Santos, 38 anos, orou diante do quadro de João Paulo II colocado no altar. “A Igreja e nós ficamos sem referencial. Sinto como se tivesse ficado órfão de pai e de mãe”, disse Santos, que comemorou seu aniversário no sábado, dia da morte do papa. “Eu até tinha pedido sua recuperação como um presente.”

Na Matriz de Santo André, o padre Ângelo Cerântola classificou João Paulo II como “grande evangelizador, um missionário que atuou em todas as partes do mundo, em todas as línguas dos povos”. Durante a cerimônia que reuniu cerca de 200 pessoas, o sacerdote pediu que todos os fiéis rezassem para “Deus iluminar os cardeais na escolha do novo pontífice”.

Movimento – Cerca de 400 pessoas compareceram à Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo, na missa das 10h30. Em São Caetano, mais de 250 fiéis encheram a Matriz da Sagrada Família, no Centro. “Todo domingo venho à missa das 10h, e hoje a igreja está mais cheia, sim”, observou o comerciante aposentado Carlos Dornelas de Matos, 63 anos, de São Bernardo. Enquanto os párocos davam curso às orações, católicos depositavam velas acesas em oratórios nos cantos das igrejas e rezavam pela alma do papa. Todas as missas desta semana serão dedicadas ao pontífice morto no sábado.

Diante da comoção, o padre José Antônio Mainardi, da matriz de São Caetano, manteve uma visão realista sobre o papa João Paulo II. “Se ele foi conservador com a fé, foi liberal no aspecto social e se tornou importante para o mundo todo”, comentou.

As vendas da livraria da matriz de São Bernardo aumentaram na semana passada, enquanto o papa permanecia internado. Todo o estoque de livros e artigos assinados por João Paulo II foi vendido nos últimos dias. Domingo, não havia sequer uma gravura do papa na livraria.

Sucessão – Passada a agonia que antecedeu a morte do papa, a sucessão do trono de São Pedro deixa os católicos apreensivos. Este é o tema das orações da dona-de-casa Benedita Rodrigues, 70 anos, moradora do bairro Nova Gerti, em São Caetano. “Lamento não ter visto o papa em 1980 (na visita ao Brasil). Deus vai iluminar o próximo papa para que seja tão bom quanto João Paulo II. “A dentista Deise de Siena, 52 anos, de Santo André, pede que o sucessor tenha o mesmo perfil. “Sofri muito porque João Paulo II foi uma pessoa abençoada, por isso precisamos de alguém como ele, que trabalhe com muito amor”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;