Internacional Titulo
Novo sistema permite escrever no computador com os olhos
Do Diário OnLine
22/08/2002 | 13:54
Compartilhar notícia


Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, desenvolveram um software que permite que usuários escrevam sem tocar no teclado. O novo sistema, batizado de Dashser, pode revolucionar o uso de computadores para pessoas incapazes de usar o teclado normalmente.

A tecnologia permite que usuário use um leitor ocular que pode deduzir para onde na tela o usuário está olhando. As letras são exibidas continuamente e o sistema escolhe os pares ou trios de letras mais prováveis de serem usadas.

O sistema foi criado para a língua inglesa e seu conhecimento de idioma é cumulativo. Dessa forma, ele pode lembrar novas palavras. O sistema é mais rápido do que outros sistemas de leitura ocular, produzindo até 25 palavras por minuto em comparação ás 15 palavras por minuto possíveis atualmente.

Os criadores afirmam que o Dasher não causou nenhum cansaço na vista durante os testes. Mas os usuários que preferem não confiar em seus olhos também podem usar um mouse ou semelhante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;